Topo

Perucas de palha de aço geram polêmica; entenda o caso

19.mar.2013 - Modelos com a beleza polêmica do desfile de Ronaldo Fraga - Patrícia Araújo/UOL
19.mar.2013 - Modelos com a beleza polêmica do desfile de Ronaldo Fraga Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 16h47

A peruca feita de palha de aço pelo "beauty artist" Marcos Costa para o desfile de Ronaldo Fraga no SPFW gerou polêmica e, tanto o maquiador, quanto o estilista, estão sendo acusados de racismo por entidades que lutam pelos direitos dos negros. Segundo post publicado no site Afrokut, "fazer analogia do bombril com o cabelo negro é nos remeter a uma situação racista e constrangedora. Onde o negro tem seu núcleo básico de força abalado, ou seja: autoestima, que foi e é alvo desde sempre de várias investidas racistas, na tentativa de inferiorizar a raça negra".

Na tarde desta quarta (20), o profissional de beleza conhecido por trabalhar com modelos e anônimas das mais variadas etnias publicou um comunicado oficial, em que diz: "nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos".

Leia abaixo o comunicado de Marcos Costa na íntegra:

"Nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos. Depois de testarmos alguns materiais, Ronaldo sugeriu a palha de aço. Foi também uma forma de subverter um preconceito enraizado na cultura brasileira. Por que o negro tem de alisar seus fios? Eles são lindos!

Quem acompanha minha carreira, mesmo que seja apenas aqui pelo blog, pode se lembrar de vários ensaios com belíssimas mulheres negras – sejam modelos, famosas ou anônimas. Inclusive no meu livro "Eu Amo Maquiagem" (2006), são modelos negras que abrem e fecham a publicação, ocupando lugar de destaque que acredito ser coerente com a incrível miscigenação racial que há no nosso país.

Abaixo, algumas imagens que inspiraram o look e sentimos muito que nossa intenção tenha sido interpretada de outra forma"


(Veja as imagens aqui)