Topo

Experts de beleza dão dicas para facilitar a maquiagem do dia a dia

Fabiana Gomes (acima) e outros super maquiadores que passaram pelo SPFW dão as dicas para conseguir um efeito profissional na maquiagem do dia a dia - Patrícia Araújo/UOL
Fabiana Gomes (acima) e outros super maquiadores que passaram pelo SPFW dão as dicas para conseguir um efeito profissional na maquiagem do dia a dia Imagem: Patrícia Araújo/UOL

Fernanda Jacob

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 21h21

Camarins e backstages de desfiles são ótimos lugares para procurar boas dicas de beleza. Maquiadores e cabeleireiros colocam em prática novas técnicas e produtos que podem ser usados para facilitar a vida não só das modelos, mas também de todas as mulheres. Confira alguns truques simples de reproduzir em casa, utilizados pelos experts Celso Kamura, Daniel Hernandez, Marcelo Gomes, Max Weber, Marcos Costa, Fabiana Gomes e Ricardo dos Anjos nos bastidores da edição de verão 2014 do SPFW:

- Esquente a base entre as mãos e pressione-a sobre a pele, sem espalhar, para conseguir uma boa cobertura com textura leve."O calor tira o excesso de água e faz com que a base cubra as imperfeições sem pesar", indica Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC.

- Quer reproduzir o efeito 'gateado' do delineador sem passar horas na frente do espelho tentando acertar o traço? Experimente passar várias camadas de rímel apenas nas pestanas dos cantos externos. “Os cílios ganham volume e ficam parecendo postiços”, conta Max Weber.

  • Patrícia Araújo/UOL

    Celso Kamura em ação, preparando uma modelo para o desfile de Samuel Cirnansck

- Uma boa técnica para preencher falhas nas sobrancelhas é pentear os fios para cima com uma pequena escova. “Use um lápis bem apontado para sobrancelhas e pinte os espaços sempre no mesmo sentindo do fio”, explica Daniel Hernandez.
 

- Foi-se o tempo em que os produtos de beleza eram usados em apenas uma região do rosto. A dica de Celso Kamura é usar o blush também nas pálpebras para sombrear o côncavo. “Invista para efeito corado e saudável”, sugere o maquiador. “Para o verão, prefiro tons acobreados, que refletem a luz do sol e deixam o rosto com ar bronzeado.”

- Marcelo Gomes aposta em um produto prático de ser usado por quem não tem experiência com os pincéis. “Todas as mulheres para quem eu apresentei se apaixonaram pelo iluminador Touche Éclat, da Yves Saint Laurent”, indica o expert. “Ele é transparente, não pesa e ao mesmo tempo dá uma iluminada no make. É um truque ótimo para quem busca uma pele fácil de fazer.”. Use-o nas têmporas, na base do nariz, no queixo e no ‘v’ acima dos lábios.

  • Não é preciso ter uma bancada recheada de pinceis: para Ricardo dos Anjos, vale a pena investir nos do tipo "duo fiber" e Marcos Costa acredita que os dedos podem ser bons substitutos do acessório


- Procurando um pincel bom e versátil para comprar? Ricardo dos Anjos indica os modelos 'duo fiber'. “É o pincel do momento. Ele é ótimo para corrigir pequenas áreas, espalha o produto facilmente e deixa a pele com aquele efeito brilhoso que é tendência”, conta o maquiador. “Está à venda em diversos tamanhos e pode ser usado para aplicar base, corretivo e blush”, acrescenta.

- Quem tem dificuldade de fazer o famoso delineador gatinho pode tentar a técnica do maquiador Lau Neves. Faça o traço fino rente à raiz dos cílios e, ao invés de continuar o desenho até a parte externa, comece o gatinho de fora pra dentro. Ou seja, comece com a pontinha inclinada e depois vá preenchendo em direção aos cílios, até que os dois traços se encontrem.

- Use os dedos para espalhar produtos como base e corretivo. “Além de massagear o rosto, os dedos também dão viço e deixam a pele uniforme”, dá a dica Marcos Costa