Beleza

Aprenda a tratar lábios ressecados e saiba protegê-los nos dias frios

Thinkstock
Entre os responsáveis pelo ressecamento dos lábios nesta estação estão o ar condicionado, o frio, o vento e a obstrução nasal Imagem: Thinkstock

Marina Oliveira e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

02/04/2013 11h40

Eles são uma poderosa arma de sedução. Desde que estejam hidratados, claro. "Além de ser mais fina do que em outras regiões, a pele dos lábios está sempre exposta, e acaba sofrendo traumas e agressões com mais facilidade", explica a dermatologista Flavia Ravelli. Para combater e reverter o problema, o jeito é adotar uma rotina de cuidados, especialmente quando a temperatura cai.

Entre os responsáveis pelo ressecamento dos lábios nesta estação estão o ar condicionado, o frio e o vento, que atingem em cheio o rosto. "Em baixas temperaturas, a desidratação ainda pode ser agravada pela obstrução nasal, que obriga a respirar predominantemente pela boca", destaca Flavia. Hábitos como passar a língua pela boca frequentemente também comprometem a saúde dos lábios. "Apesar de parecer reconfortante para quem está sofrendo com rachaduras, o gesto piora o ressecamento. Além disso, algumas enzimas presentes na saliva podem favorecer o aparecimento de uma inflamação local", alerta Claudia Marçal, também dermatologista. 
 
O cigarro é outro vilão, já que diminui a irrigação no local. "Quem fuma acelera a degradação do colágeno dos lábios. Com isso, também aparecem aquelas rugas verticais ao redor da boca", acrescenta Claudia. Alimentos muito ácidos, apimentados e bebidas quentes também estão na lista de itens que devem ser evitados, assim como cosméticos formulados com ativos sintéticos. "Batom ou gloss com corantes como eosina e fluoresceína, fragrâncias sintéticas e parabenos, podem provocar ardência, rachaduras e os lábios mais ásperos", enumera.
 
 
Hidratação já!
 
A descamação dos lábios é o sinal evidente de que é preciso tratar a desidratação e, por mais tentador que pareça, puxar estas pelinhas só agrava a situação. "Quem faz isso machuca ainda mais a região e abre uma porta para a entrada de bactérias, fungos e vírus, principalmente o da herpes", alerta Flavia. Nesse caso, o primeiro passo é hidratar de dentro para fora, ingerindo dois litros de água por dia, no mínimo.
 
Outro cuidado importante é caprichar nos hidratantes labiais potentes. Procure nos rótulos as fórmulas que contenham ao menos alguns destes ativos: dexpantenol, ceramidas, vitamina E e A, bisabolol, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas. A aplicação destes produtos deve ser feita sem moderação, várias vezes ao longo do dia, já que ao comer, beber e falar removemos progressivamente os ativos em contato com os lábios. 
 
Durante o tratamento das rachaduras, evite escovar os dentes ou lavar o rosto com água quente, para não agravar o ressecamento. E, mesmo no frio prevaleça, não esqueça o protetor solar para os lábios. "Os raios solares, em excesso, também danificam a semimucosa labial e diminuem as células de defesa, predispondo ao herpes labial, entre outras doenças", esclarece Flavia. Batons hidratantes que também funcionam, basta certificar-se de que eles possuem os ativos já citados. "Brilhos labiais também ajudam, à medida que formam um filme protetor nos lábios, impedindo a perda rápida de água", ensina. 
 
Receitas caseiras
 
As soluções caseiras também são aliadas no combate ao ressecamento dos lábios. Se sentir ardência, a sugestão é fazer uma compressa com chá de camomila gelado por dez minutos. "Outra dica é fazer uma mistura homogênea e pastosa de água mineral com amido de milho, aplicar nos lábios e deixar agir por 10 a 15 minutos. Além de hidratar e amaciar, acalma a região e ajuda a remover de modo delicado as peles que estão se soltando", afirma Claudia. Para uma máscara noturna altamente reparadora, espalhe nos lábios uma pomada hidratante com vitamina B5 e adicione uma gota de óleo de amêndoas. "Basta massagear bem essa misturinha antes de dormir e deixar agir durante a noite toda", recomenda.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Beleza
Beleza
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV! Entretenimento
Redação
redetv
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
Topo