Topo

Produtos termoativados protegem os fios para os penteados do outono

Getty Images/Montagem/UOL
Imagem: Getty Images/Montagem/UOL

Marina Carvalho

do UOL, em São Paulo

09/04/2013 07h10

Manter os cabelos na moda nesta temporada requer cuidados extra e mais tempo na frente do espelho. Nada de deixar os fios secarem ao natural para dar aquele ar de praia, tão em voga no verão passado. O outono é uma das estações mais elegantes do ano e pede penteados mais elaborados, que necessitam, claro, de equipamentos de calor para sua produção - como secadores, babyliss e chapinha. A prova está nos visuais que são tendência da estação, como o look ondas de diva, inspirado nas musas do cinema dos anos 20 e 40. Hit desde a temporada passada, continua em alta e exige madeixas mais brilhantes do que nunca e com aspecto de bem tratadas, segundo o cabeleireiro Júlio Crepaldi, do Salão Galeria, em São Paulo.

A textura pode ser criada com o babyliss. “Neste ano, o que muda é o acabamento, que foge do arrumadinho e definido e vai para o sexy, com ondas mais suaves. A exigência da saúde do fio permanece”, explica. Ou seja, os produtos termoativados continuam sendo os melhores amigos para um look saudável, pois garantem uma proteção extra ao fio. “Protegem não só do calor, mas também da tração da escova ou da chapinha tão usadas nesta época”, afirma.

Variações
De acordo com Júlio, uma variação bacana desta finalização é o chanel dos anos 30 com caimento lateral. “Essa ideia de prender somente de um lado cria uma assimetria que pode muitas vezes harmonizar com a roupa, além de dar espaço para um acessório de cabelo”, ensina o hairstylist. Para os cabelos mais longos a opção é o “fake bob” (chanel falso), outro penteado favorito das celebridades. A tradicional escova também ganha um aspecto mais largado, porém sensual. “Aposte numa escova mais para mal feita, com menos glamour.”

E, como revisitar o passado virou hábito para os criadores de estilo, os anos 60 também chegam como forte tendência com penteado solto ou semi preso com muito volume na parte alta posterior da cabeça, muito usado pela cantora Adele. Outras celebridades já aderiram, como a apresentadora Maria Menounos que usou o look no Oscar 2013.  “Cria um efeito de volume nas laterais. Em combinação com as ondas das pontas o resultado é um visual mais sexy, casual e chique ao mesmo tempo”, diz Júlio. Herança do verão, a trança continua nesta temporada, seja espinha de peixe, embutida, laterais, etc. É ideal para quem tem cabelo volumoso e longo. Aplique um produto termoativado em todo o comprimento antes de secar todo o cabelo para começar a trabalhar o penteado.  “O look projeta o rosto, além de ser romântico, prático e ter bastante durabilidade”, opina Júlio. E completa: “Quem não tem um cabelão assim pode usar um aplique”.