Topo

Esmalte vermelho é o mais pedido nos salões do Brasil; azul está em alta

Marina Carvalho

do UOL, em São Paulo

11/04/2013 07h10

Há algum tempo a importância dos esmaltes só aumenta no cotidiano da mulher brasileira. O item de beleza passou a ser destaque das passarelas de moda e enlouquecer entusiastas que correm para comprar a última cor vista nas unhas das modelos. Os tapetes vermelhos também lançam tendências com suas musas da música, do cinema e da televisão. E as novelas, então? Lançam moda para as unhas todos os dias. As brasileiras, claro, adoram. Compartilham massivamente em blogs e redes sociais qualquer novidade em cor e acabamento.

Para entender um pouquinho mais o gosto da mulher brasileira, o UOL Beleza entrevistou dez manicures de dez capitais do Brasil, todas profissionais atuantes em diferentes estabelecimentos de beleza. As cidades são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus.

$escape.getHash()uolbr_voceMandaAlbumEmbed('6228989','Você Manda: Eu amo esmaltes', '', 'http://mulher.uol.com.br/beleza/voce-manda/2013/04/11/voce-manda-eu-amo-esmaltes.htm' )

A grande descoberta é que, quando o assunto é pagar para fazer a unha no salão, as mulheres arriscam pouco. A cor mais pedida do País é o vermelho, que varia entre os tons mais abertos, muito pedidos no nordeste, e mais fechados, no sul e sudeste. Em segundo lugar, está o branco transparente e, em terceiro, tons de nude, que podem chegar até o marrom, dada a variada de tons de pele da mulher brasileira. "Aqui, elas gostam mais do branco e do vermelho. É chique e combina com várias ocasiões", conta Carmen Lúcia Luiz, do M.G Hair, em São Paulo, apesar de muitas mulheres sairem do salão com unhas coloridíssimas.

Em algumas cidades, como Florianópolis e Rio de Janeiro, o rosa e o azul despontaram entre os três mais pedidos. "Geralmente, as mais adolescentes preferem cores mais divertidas", diz a manicure Adriana Souza, do Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. O rosa, claro, fica para as mais românticas, que não querem chamar tanta atenção para as mãos. A cor azul foi citada por muitos salões brasileiros, ocupando o quarto lugar na maioria das capitais, provando que está na moda.

Toque final

Ainda não chegou o dia em que os acabamentos diferenciados, como glitter, cintilante, craquelado, metalizado, dominaram a preferência das frequentadoras de salões de beleza. O queridinho ainda é o bom e velho cremoso, que figurou como unanimidade entre as manicures entrevistadas. "Há muitas novidades por aí. Algumas vezes, elas até variam com um cintilante ou metalizado, para ocasiões especiais. Porém o cremoso é o preferido para o dia a dia", diz Cláudia Gomes, do VHD Visual Hair Design, em Porto Alegre. Em segundo e terceiro lugar, ficaram os metalizados e cintilantes.

  • 7347
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/beleza/enquetes/2013/04/10/qual-a-sua-cor-preferida-para-a-manicure-do-dia-a-dia.js

Confira abaixo o ranking das cores mais pedidas:

Porto Alegre

1. Vermelho fechado
2. Branco transparente
3. Coral

Florianópolis

1. Vermelho fechado
2. Nude
3. Branco transparente

Rio de Janeiro

1. Branco transparente
2. Vermelho
3. Azul

Belo Horizonte

1. Vermelho fechado
2. Marrom
3. Nude

São Paulo

1. Vermelho fechado
2. Branco transparente
3. Nude

Goiânia

1. Branco transparente
2. Nude
3. Vermelho

Recife

1. Vermelho aberto
2. Coral
3. Branco transparente

Salvador

1. Vermelho aberto
2. Nude
3. Branco transparente

Fortaleza

1. Nude
2. Coral
3. Branco transparente

Manaus

1. Vermelho aberto
2. Nude
3. Branco transparente