Topo

Novo chanel é a pedida para quem quer renovar o visual

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

14/05/2013 07h10

Fato: o corte chanel é sucesso há tempos – e na temporada 2013 não seria diferente. Ele continua com força total, mas com um detalhe que faz toda a diferença: em vez do cabelo impecavelmente escovado, com pontas retinhas para dentro e nenhum fio fora do lugar (pense em Victoria Beckham há três anos), a onda agora é ter as mechas desfiadas na ponta e levemente onduladas. No hemisfério norte, o corte é conhecido como "the chop". A ideia é deixar o cabelo com cara de despenteado. E a tendência, ao que tudo indica, pegou. “Esse corte é pedido por mais ou menos 30% da minha clientela”, diz o cabeleireiro Edson Freitas, dono da rede de salões cariocas que leva seu nome.

Tudo começou depois que Karlie Kloss – a modelo número 2 do mundo, segundo o site models.com – tosou seus longos fios para um editorial da edição de janeiro deste ano da revista "Vogue" americana. “O corte foi um sucesso, e Karlie tornou-se a primeira ‘angel’ da Victoria’s Secret a desfilar com os fios curtos”, conta o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do salão MG Hair Design, em São Paulo. Agora, o seu chanel bagunçado está crescendo e criando a nova tendência. "O corte pode ser mais curtinho, abaixo das orelhas ou mais longo, na altura dos ombros. O que importa é a sua forma, mais displicente do que das outras versões de chanel", explica Marco Antonio.

Geometria e assimetria
Segundo o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo, o corte é uma mistura de elementos geométricos com assimétricos. “A base é reta, com pontas desfiadas por cima. É isso que traz movimento e modernidade”, explica. A franja também tem movimento e é suavemente jogada para o lado, garantindo a sensualidade do estilo.

Tipos de rosto
Este chanel é recomendado para quem tem rostos quadrados ou triangulares. Para os redondos e ovais, a recomendação é a de desfiar as laterais, para suavizar o formato.

Como estilizar
1) Para o dia a dia: aplique um leave-in anti-frizz nos fios úmidos, amasse e seque os fios com a cabeça para baixo. A ordem é deixar o penteado o mais bagunçado possível.
2) Para a balada: aplique spray de proteção térmica nos fios. Seque-os. Enrole as pontas em um babyliss largo por alguns segundos. Finalize  soltando os cachos com as mãos, para um ar despojado.
3) Franja: seja qual for o penteado, a dica é secar apenas com as mãos, sem usar escova.
4) Cabelo cacheado: depois de lavar, aplique um leave-in de sua preferência. Amasse os cachos com uma toalha para tirar o excesso de água. Quando estiverem úmidos, amasse com papel-toalha – o truque ajuda a modelar os caracóis e evidenciar as camadas.