Topo

Tendência nas passarelas, peruca é alternativa para mudar o visual

Marina Carvalho

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 07h10

Peruca pode causar estranhamento. Mas, no mundo fashion, ela é usada como alternativa ousada e estilosa aos penteados convencionais. Não à toa, estilistas de peso, como Marc Jacobs, Yohji Yamamoto e Jean Paul Gaultier, adotaram o item de beleza como aliado nas passarelas. Na última semana de moda de Paris, por exemplo, Kate Moss e Isabeli Fontana desfilaram com um modelo curtinho e preto na apresentação da Louis Vuitton.

As celebridades também são adeptas. Basta observar atentamente as entradas triunfais pelo tapete vermelho. De tempos em tempos, as musas surgem com um visual ousado composto por uma peruca. Uma das mais recentes foi Christina Aguilera com um modelo chanel platinado com franja, na última edição do American Music Awards. Aqui no Brasil, na edição verão 2014 da São Paulo Fashion Week, a grife Fernanda Yamamoto optou por cabelos coloridos e assimétricos para representar donas de casa modernas. A ideia é do beauty artist Marcos Costa. “Usei cores que tinham a ver com a cartela de tons usada pela Fernanda, para fazer um contra ponto ao tema. Representei donas de casa jornalista, arquiteta, etc”, conta.

  • 8753
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/beleza/enquetes/2013/05/15/voce-usaria-peruca.js

Para celebridades e modelos, usar o item nos tapetes vermelho e nas passarelas parece normal. Mas, e fora deles? Marcos acredita que é possível, sim, apostar nesta tendência, seja com fios naturais ou sintéticos. “Dá para brincar com isso. Um dia que quiser tirar onda, ou mesmo ir a uma festa com um look diferente”, afirma. Comumente vista trabalhando nos bastidores das semanas de moda, a maquiadora e cabeleireira Carla Biriba concorda. “A finalidade é simplesmente mudar de visual e estilo a qualquer hora sem danificar ou traumatizar o seu próprio cabelo”, opina.

Carla também acha válido aderir ao estilo para ir a festas ou até mesmo para o dia-a-dia. “Todos podem usar. Só não é valido quando a peruca não está de acordo com o ambiente. Por exemplo, optar por aquelas coloridas em um ambiente  formal, de trabalho”, avisa. Segundo a profissional, o Brasil está se adaptando culturalmente ao uso da peruca no dia-a-dia. “É uma maneira fácil de mudar ou acrescentar charme ao look”, finaliza.

Para escolher bem, Marcos Costa dita duas regras básicas. A primeira delas é: quem tem rosto alongado precisa fugir de modelos muito curtos. “Em segundo lugar, mulheres muito baixas devem evitar as perucas muito longas, pois achata a silhueta”, afirma. Já a franja está liberada. “Todas podem”, finaliza.  

Onde encontrar:

Central dos Cabelos e Perucas - (11) 3105-3052
Nilta Perucas - (11) 3085-9907
Perucas Estoril - (11) 3116-8280
Perucas Importadas - (21) 3005-2350
Sonho de Cabelo - (11) 3433-8443