Topo

Cortes e truques podem disfarçar a perda de cabelo nos homens

O cabelo mais comprido e modelado no topo da cabeça e o corte em camada nas laterais disfarçam bem a escassez lateral do ator norte-americano  Robert Downey Jr. - Getty Images
O cabelo mais comprido e modelado no topo da cabeça e o corte em camada nas laterais disfarçam bem a escassez lateral do ator norte-americano Robert Downey Jr. Imagem: Getty Images

Shâmia Salem

do UOL, em São Paulo

22/05/2013 07h05

Nem o Homem de Ferro Robert Downey Júnior escapou da rarefação dos fios nas laterais da cabeça. Sorte que o ator teve a sacada característica de um super-herói e, em vez de esconder, disfarçou o problema, deixando o cabelo mais longo na parte da frente. A estratégia é perfeita para quem tem cabelo liso, que cai naturalmente, cobrindo as falhas.  A estratégia também pode ser usada por quem tem entradas. Daí a explicação de evitar o corte curto, como o do ator Paulinho Vilhena, que evidenciou as entradas e o envelheceu.

  • AgNews

    Os fios curtinhos de Paulinho Vilhena evidenciam as entradas e envelhecem o ator

Outro bom truque é aplicar um produto que encapa o fio, para que ele pareça mais grosso, ocupe espaço e deixe menos couro cabeludo à mostra. “Na prática, você pode usar gel líquido de fixação suave no cabelo úmido ou pomada seca se ele já estiver seco. Seja qual for a escolha, coloque uma pequena quantidade do cosmético na palma de uma mão, esfregue-a na outra e espalhe do meio para a ponta do cabelo. Ajeite com os dedos ou o pente de dentes largos sem esticar demais para não perder o volume, que também ajuda a camuflar as entradas”, explica o cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo.

Cacheados e ondulados

Em ambos os casos, o comprimento deve ficar entre dois e três centímetros, no máximo, para manter o formato do cabelo e dar um pouco de volume na parte da frente, onde os fios estão mais finos. “Isso garante que o cabelo ocupe uma região maior da cabeça e ajude a cobrir os vãos deixados pelas entradas. Depois, basta aparar os lados e atrás para que o visual fique equilibrado e não como o do príncipe William”, diz o cabeleireiro David Mello, o salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. A finalização pode ser feita com mousse suave, gel líquido ou leave-in, aplicados em pequena quantidade, sem tocar o couro cabeludo e amassando as pontas com as mãos em direção à raiz ou puxando-as para cima e para os lados, como faz o ator Jude Law. Deixe secar ao natural e, se quiser, dê uma soltada de leve passando os dedos entre os fios, para não bagunçar nem armar demais.

O plano muda para o crespo, que geralmente não pode ficar longo devido ao volume excessivo. “Ele pode ficar um tiquinho mais comprido do que o habitual e ser puxado de leve para frente com o auxílio de um leave-in. Tudo para diminuir o espaço vago sem ficar parecendo o personagem Lino, do desenho Charlie Brown”, alerta David Mello.

Solução radical

  • Getty Images

    Jude Law tem os cabelos ondulados e os modela puxando para cima e para os lados

Acha que raspar a cabeça pode ser melhor opção? Tudo bem, desde que faça o teste nas férias, quando você não precisa se preocupar tanto com a aparência nem com a tiração de sarro dos colegas do trabalho. Quer experimentar uma peruca? Ok, desde que ela seja confeccionada com cabelo natural e sob medida para o tamanho e formato da sua cabeça.

Seja qual for a sua decisão em corte e penteado, estas três regras valem ouro: jamais use pente de dentes finos, que deixa os fios unidos e ainda mais vãos na cabeça; limite-se a repartir o cabelo de lado seguindo uma linha imaginária que sai do ponto mais alto da sua sobrancelha; e não deixe o penteado muito certinho. “Depois de pentear passe a mão no cabelo delicadamente, só para dar uma leve desorganizada e deixar os fios mais separados. Isso faz mágica no visual de quem tem entradas”, afirma o cabeleireiro David Mello.

Entrada nem sempre é prenúncio de calvície

“A careca vai depender da genética e do estilo de vida da pessoa, como o nível de estresse e o uso de alguns medicamentos. Daí a importância de consultar um especialista para verificar se há indicação de fazer um tratamento antiqueda”, avisa a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Se seu cabelo mudou e você está em dúvida se tem mesmo entradas, ela esclarece: “A característica principal do problema é quando a linha que separa a testa do cabelo começa a ficar rarefeita na lateral da cabeça e bem diferente do contorno que se tinha na adolescência”.