Beleza

Assuma a beleza do cabelo crespo e livre-se da chapinha e do alisante

Louise Vernier e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

18/06/2013 07h09

Tratado da maneira correta, o cabelo crespo tem muitas possibilidades de penteado e, acima de tudo, muita personalidade. Se você é dona de uma cabeleira afro e quer abandonar a ditadura das químicas e chapinhas alisadoras, saiba que o cabelo crespo é muito delicado e exige alguns cuidados específicos.

Conversamos com o cabeleireiro especialista Fernando Fernandes, o  visagista e cabeleireiro do Red Team, Robson Trindade, e com Rosemeire de Oliveira, consultora do Instituto Embelleze, que contam tudo o que você precisa saber para exibir sua cabeleira afro:

Lavagem
Em geral, o cabelo crespo é fino e delicado e facilmente agredido por alguns produtos. Por isso é tão importante usar cosméticos específicos e, de preferência, sem sal. Além disso, convém não exagerar no número de lavagens: no máximo, três vezes por semana. Caso contrário, os cabelos não terão tempo de recuperar a lubrificação natural e poderão ficar secos e sem vida.
 
O xampu deve ser aplicado no couro cabeludo, com as pontas dos dedos. Só depois é que você deve espalhá-lo para o comprimento, sempre massageando bem. Em seguida, enxágue abundantemente. Outro cuidado importante é a quantidade de xampu. Uma gota do tamanho de uma moeda de um real é o suficiente para cabelos curtos e médios e, mesmo nos longos, não há necessidade de passar do dobro disso. 
 
Hidratação
Também específico para os cacheados, o condicionador deve ser aplicado nas pontas e levado em direção ao topo da cabeça, ao mesmo tempo em que se desembaraçam os fios com os dedos mesmo. O produto deve ser espalhado até uma distância de pelo menos dois dedos da raiz e precisa ser enxaguado abundantemente para não deixar resíduos. Para que os fios fiquem bem sedosos, a quantidade ideal de condicionador deve ser o dobro da indicada para o xampu. 
 
Para potencializar o efeito da hidratação, é recomendado aplicar uma máscara para cabelos crespos após a lavagem, pelo menos uma vez por semana. Deixe o produto agir por um período de 15 a 20 minutos, sob uma touca plástica, e então enxágue bem. Esse cuidado é fundamental, uma vez que qualquer excesso de produto deixa os cabelos mais pesados e difíceis de ajeitar.
 
Finalização
Depois de lavar, prefira toalhas de algodão para tirar o excesso de umidade dos fios. O próximo passo é aplicar um produto leave-in ou mousse em mechas separadas do cabelo, desembaraçando os fios com as pontas dos dedos, se necessário. O secador de cabelos deve ser utilizado com o difusor, que propicia calor sem vento, colaborando para a formação dos cachos. 
 
Para ajeitar o penteado no dia em que não for lavar o cabelo, uma boa pedida é umedecer os fios e usar um mousse ou um gel hidratante, sem álcool, de acordo com o efeito que se deseja obter. Quem quer controlar o volume, deve pentear o mínimo possível e, quando necessário, usar pente ou escova com dentes bem largos. 
 
Corte 
São muitas as opções de cortes para valorizar o cabelo afro, com diferentes comprimentos e formas, indo do estilo arredondado curto ao longo com camadas. O cuidado mais importante é não cortar o fio reto. Nesse caso, todo o volume se concentraria nas pontas, dando aquele efeito de cúpula de abajur. Cortes repicados demais também devem ser evitados, a menos que a intenção seja exatamente valorizar o volume.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Topo