Beleza

Aprenda a automassagem para relaxar depois de um dia difícil

Thinkstock
A técnica ajuda a soltar o corpo, melhora a pressão sanguínea e estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar Imagem: Thinkstock

Louise Vernier e Rita Trevisan

do UOL, São Paulo

02/07/2013 07h00

Enfrentar um trânsito monstro, uma reunião importante, uma discussão acalorada com um familiar: são necessários apenas alguns minutos de tensão ao longo do dia para que todo o corpo sofra as consequências. Em geral, retesamos a região das costas, impactando coluna e ombros. "Como consequência, podem surgir desconforto ou dor nesses locais, que podem afetar também a cabeça e o pescoço", explica a fisioterapeuta Fátima Caromano. O acúmulo do estresse, dia após dia, pode agravar esses males, além de estar relacionado com o aparecimento de diversas doenças, como a pressão alta, a gastrite e a depressão. 

Para aliviar esses sintomas e manter a mente e o corpo sãos, vale a pena tirar alguns minutos para relaxar e desfrutar de uma automassagem. "Ela ajuda a soltar o corpo, liberando as tensões acumuladas, melhora a circulação sanguínea, ajudando a recobrar o ânimo, e estimula a produção de serotonina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar", explica Rubens de Oliveira Frade, professor de Massoterapia, Saúde e Bem-estar do Senac Vila Prudente. Ainda vale como um tratamento de beleza a jato, uma vez que ameniza a aparência de cansaço na hora. 
 
Para tirar proveito da técnica, basta reservar de 15 a 20 minutos para um momento só seu. O horário não importa, desde que você possa se recolher a um local tranquilo e silencioso, onde não seja interrompido. Também é interessante deixar esse cômodo à meia luz e utilizar um creme ou óleo vegetal, como o de semente de uva, para que as mãos deslizem melhor durante a realização dos movimentos. "Para quem gosta, outra dica é pingar num difusor duas gotas de óleo essencial de lavanda, que tem efeito calmante", ensina Frade.
 
Na rotina da massagem, os especialistas recomendam tocar a cabeça, os ombros, os pés e as mãos, que são áreas bastante sensíveis, para usufruir de uma sensação de relaxamento instantâneo. "As mãos e os pés possuem terminações que se comunicam com o sistema nervoso e acabam impactando em outros órgãos e sistemas", ressalta o professor de massoterapia. A seguir, o especialista faz um passo a passo para aplicar a sua automassagem: 
 
Cabeça
Sente-se sobre a cama, com as pernas cruzadas, em posição de lótus. Mantenha a coluna ereta e solte bem os ombros. Então, deslize as duas mãos por toda a cabeça, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos, suavemente, como se estivesse ensaboando os cabelos. Depois, dê batidinhas com as pontas dos dedos por toda a cabeça. O movimento auxilia a vascularização, proporcionando uma sensação de conforto e tranquilidade.
 
Ombros
Na mesma posição, solte novamente os ombros e os braços, mantendo a coluna ereta. Leve as duas mãos à nuca e deslize-as em direção às laterais, fazendo uma leve pressão com as pontas dos dedos, até alcançar os ombros. Depois, repita o mesmo movimento usando apenas os polegares. Na sequência, leve a mão direita em direção ao ombro esquerdo pela parte frontal do corpo e amasse suavemente o ombro, como se sovasse massa de pão. Em seguida, deslize a mão direita desde o início do pescoço, na lateral, até o ombro esquerdo, fazendo uma leve pressão com as pontas dos dedos. Repita essas duas manobras no ombro direito, usando a mão esquerda. 
 
Mãos
Na mesma posição do passo anterior, solte bem os braços e as mãos. Repouse a mão esquerda sobre a perna e deslize as pontas dos dedos da mão direita pela palma, a partir do pulso em direção às pontas dos dedos, fazendo uma pressão suave. Depois, apoie a mão esquerda sobre a direita e deslize o polegar no sentido do pulso para a ponta dos dedos, massageando um dedo de cada vez. Ao terminar, apoie novamente a mão sobre a perna e, com a mão fechada, deslize os nós dos dedos da mão direita sobre a palma e o dorso da mão. Então, faça uma pinça com o polegar e o dedo indicador e realize movimentos circulares nas articulações de cada dedo, percorrendo um dedo por vez. Repita toda a série de movimentos na mão direita. Finalize a massagem esfregando suavemente as palmas das mãos, para ativar a circulação local. 
 
Pés
Ainda sentado, desfaça a posição de lótus e traga o pé esquerdo em sua direção. A outra perna pode ficar esticada, numa posição bem confortável. Comece a massagem deslizando as pontas dos dedos da mão direita pela sola do pé, a partir do calcanhar em direção às pontas dos dedos, fazendo uma pressão suave. Depois, deslize o polegar do calcanhar às pontas dos dedos, seguindo sempre em linha reta. Em seguida, com a mão fechada, deslize os nós dos dedos sobre a sola e o peito do pé. Então, faça uma pinça com o polegar e o dedo indicador e realize movimento circulares em cada articulação dos dedos. Repita toda a série de movimentos no pé direito, usando a mão esquerda. Ao terminar, volte à posição de lótus, feche os olhos por alguns instantes e respire profunda e tranquilamente para intensificar a sensação de bem-estar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV! Entretenimento
Redação
redetv
Topo