Beleza

Definir o côncavo faz olhar parecer maior e mais bonito; aprenda

Fabiano Cerchiari/UOL
Pincel para esfumar a sombra na área do côncavo é acessório indispensável Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 07h10

Sabe qual é o segredo daquela maquiagem linda que deixa o olhar ultrassensual? É o contorno do côncavo. “Usamos esse recurso para dar profundidade ao olhar e, assim, deixá-lo mais atraente”, explica Lavoisier, maquiador de São Paulo.
Mas o que é, exatamente, o côncavo? Trata-se da parte funda abaixo do ossinho da sobrancelha e logo acima da pálpebra móvel. Ao sombrear essa região, o olho parece maior – e mais bonito.

Como maquiar
A maneira mais simples e certeira é marcar a região com uma sombra marrom clarinha ou bege. Para espalhar o produto, dá para escolher várias opções de pincel. Existe um específico para essa região: suas cerdas possuem um desenho arredondado, que lembra a ponta de um lápis. “A vantagem é que ele se encaixa exatamente na área e facilita a aplicação da sombra”, explica o maquiador Pablo Weber, do Vimax Art Hair Beauty, em São Paulo. No entanto, quem não tiver esse pincel, pode usar outro de cerdas curtas e mais durinhas. Nessa categoria, entram os chanfrados – perfeitos para fazer o contorno do côncavo – e os comuns para aplicação de sombra.

Em seguida, é hora de esfumar bem. Se estiver com um pincel chanfrado, será preciso usar outro, mais macio, para essa função. “É importante diluir bem a sombra e não deixar um traço marcado. Caso contrário, o visual fica pesado e artificial”, alerta Pablo. Só então aplique a sombra na cor desejada na pálpebra móvel. Depois, esfume mais até criar um degradê suave entre o côncavo e a pálpebra. “A sombra usada no contorno do côncavo também pode ser esfumada levemente em direção à têmpora, criando um efeito gatinho suave”, acrescenta Pablo.

Dicas extras
- Algumas mulheres não possuem a área do côncavo visível, caso das orientais. “Nelas, a pálpebra é mais retinha e o encobre”, explica maquiador Pablo Weber. Se este é o seu caso, você pode criar um arco na pálpebra onde seria o côncavo. Esfume muito, até o traço desaparecer por completo. “Sugiro, nesses casos, muito treino antes de um evento importante. Teste cores de sombras, pincéis e, principalmente, treine sua habilidade em fazer um esfumado perfeito”, recomenda o expert.

- Se a maquiagem será com cores chamativas, como azul, verde ou roxo, dá para usar essa mesma sombra colorida para marcar o côncavo. Ela deve ficar levemente mais escura que a pálpebra. E a regra de esfumar bastante vale aqui também.

- Alguns maquiadores preferem aplicar, primeiro, a sombra na pálpebra e só depois marcar o côncavo. “É uma questão de técnica. Em casa, cada mulher terá de experimentar e ver qual ordem prefere”, diz Pablo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
RedeTV! Entretenimento
Redação
redetv
do UOL
do UOL
do UOL
Topo