Cabelos

Experts dão dicas de produtos para cabelos glamorosos gastando pouco

Thinkstock
É possível ter cabelos dignos de capa de revista usando produtos de baixo custo imagem: Thinkstock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

Cabelos com brilho, viçosos, hidratados, sem frizz, com a cor viva e um balanço natural. Não importa se com cachos ou fio reto, essas características (de preferência, juntas!) é o que todas mulheres buscam. Para quem não tem tempo nem dinheiro para ir ao salão, o jeito é tentar caminhos alternativos para alcançar essa meta: uma dica aqui, outra ali, truques caseiros, produtos eficazes – vale tudo na busca pelo cabelo perfeito. Para ajudá-la nesse desafio, mas sem gastar muito, UOL Beleza conversou com dois especialistas, de São Paulo, quando o assunto é cabelo: Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair, e Marcos Proença, do salão que leva o seu nome. Aqui, eles entregam 10 dicas preciosas, com indicações de produtos, para serem colocadas em prática no dia a dia. Tudo para se ter um cabelo de rica, gastando pouco.

Sem ponta dupla
“Ponta dupla dá uma impressão de desleixo, além de criar um volume desnecessário. Pontas bem tratadas deixam o cabelo ser e parecer saudável”, palavras do cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do salão MG Hair, de São Paulo. Para mandar pra bem longe esse problema, Marco Antonio sugere o uso de um reparador de pontas. “Basta aplicar nos fios ainda úmidos, depois de lavá-los ou secos, quando sentir que a ponta está espigada”, diz. “Os óleos também são grandes aliados das pontas duplas, sou fã de todos: semente de uva, coco, abacate, macadâmia, argan”, declara o cabeleireiro. Basta aplicar uma gota nas pontas, com os cabelos para baixo.


Controle dos oleosos
Cabelo fino, ralinho e oleoso requer higiene específica e lavagens regulares. Para manter esse tipo de cabelo com certo volume e a oleosidade sob controle, Marco Antonio recomenda o uso de xampus transparentes, que são adstringentes e eficazes para amenizar a oleosidade, ele diz que é melhor evitar os xampus leitosos. Já Proença sugere a linha Elseve Citrus CR, de L’Oréal Paris: “É eficaz para o controle da oleosidade, limpa profundamente e deixa os cabelos mais soltos e bonitos”.

Cachos perfeitos
Marco Antonio defende a teoria de que assumir os cachos e usar um bom finalizador é a senha para exibir ondas impecáveis. Ele sugere o Spray para Pentear Cachos Comportados e Definidos Ouidad, da Seda. “Tem uma fórmula exclusiva para esse efeito e deixa os cachos perfeitos”, diz. Biaggi ensina como tirar proveito do produto: aplique esse spray com a cabeça inclinada para um lado e depois para o outro (separe os cabelos em duas partes), amassando os fios das pontas em direção à raiz e seque com difusor ou secador, com jato de leve a moderado. “É importante manter a cabeça inclinada para formar novos cachos e nunca secar 100% dos cabelos, o ideal é parar de secar antes (em 90%), para evitar o efeito frizz”, declara. Agora, a dica de Proença: depois de lavar os cabelos, aplique um leave-in ativador de cachos – o Maxi Ondas, da Cadiveu – seque (não completamente) e faça um coque soltinho. Depois de algumas horas, solte os cabelos. Eles ficam ondulados e com um balanço natural.

Cor viva
Cabelo desbotado também dá a impressão de pouco cuidado e em muitos casos até envelhece. Segundo Marco Antonio: “Manter a cor viva e bonita é obrigação de quem se propõe a tingir os fios”. E um bom caminho é não abrir mão de produtos diários que segurem a cor; ele indica o xampu e condicionador Dove Hair Therapy Cor Duradoura. “Tem matéria-prima de qualidade, a fórmula é resultado de muita pesquisa e o preço é excelente. Quem tem cabelo vermelho e tonalizado consegue reter até três vezes mais de cor, do que se não estivesse usando o produto”, afirma.

 

ESTÁ NA HORA DE MUDAR O VISUAL?

  • Thinkstock


Xampu e condicionador: o segredo
Acertar no xampu pode ser a diferença entre ter um cabelo bonito e saudável ou “mais ou menos”. Marcos Proença diz que o primeiro passo é identificar a característica predominante: se é muito oleoso, danificado, ressecado, fragilizado por tintura ou alisamento, se tem frizz ou volume excessivo, se a cor desbota com facilidade. “Essa análise deve ser criteriosa, se houver mais de uma necessidade, o xampu ideal deve ser aquele que combate o problema pior. Na dúvida, uma linha coringa é a Elseve Reparação Total 5, de L’Oréal Paris, que tem resultado imediato e ataca cinco problemas comuns: porosidade, falta de brilho, frizz, quebra e ressecamento ”, diz Proença. Marco Antonio indica alguns que também considera coringas: “A linha Keratin Smooth, da TRESemmé, recompõe efetivamente os fios e os frascos maiores garantem um excelente custo-benefício. A linha 72 horas de Hidratação Reparadora, da Advance Techniques (Avon) tem resultado de hidratação feita no salão. Depois de 3 ou 4 lavagens os cabelos ressuscitam, principalmente os ressecados e com química”, afirma Biaggi.

Saúde e nutrição aos fios
Fazer uma hidratação ou nutrição em casa, regularmente, com máscaras de tratamento – sim, aquelas de 5 minutos, usadas no banho – é essencial para a saúde e beleza dos cabelos. “Acrescente à sua máscara favorita gotas de óleo de argan, misture bem e aplique nos cabelos lavados e ainda úmidos. Abafe com uma touca térmica, sem estar muito quente”, ensina Marco Antonio de Biaggi. Assim como as máscaras, as ampolas e bisnagas em monodoses são verdadeiros tratamentos para os cabelos que precisam de nutrientes e hidratação. “Aquela 3 minutos milagrosos, da Pantene, não poderia ter outro nome. Faz milagre nos cabelos danificados”, diz Biaggi.

Controle do volume
A dica é do Marcos Proença: Lave os cabelos normalmente e aplique uma máscara reparadora, de acordo com a necessidade do fio. Esquente uma toalha em água bem quente, torça-a e enrole os cabelos com ela. Quando a toalha esfriar, esquente e aplique novamente. “Abre a cutícula e aumenta a penetração dos ativos da máscara, além de amolecer a fibra capilar e deixar os fios mais maleáveis. Para as cacheadas é um verdadeiro tratamento, os cachos ficam perfeitos. Acho a toalha quente uma boa dica, por não ter calor excessivo, o que acaba ressecando os cabelos”, diz o cabeleireiro, que indica o truque uma vez por semana.

Cuidado básico
Enxágue completamente os cabelos. Parece óbvio, mas não é. Muita gente acredita que deixar um “restinho” de condicionador nos fios, prolonga a emoliência e maciez – ledo engano. “Ao contrário do que parece, isso não vai continuar tratando o cabelo e sim deixá-lo opaco e pesado. Um dos maiores motivos de ressecamento é o resto de condicionador que, em contato com o sol, endurece o fio e em longo prazo prejudica a saúde dos cabelos”, diz Proença.

Fios lisos
Para quem tem os cabelos lisos – sejam com naturais, com escova manual ou alisamento artificial – os xampus de efeito “liso” costumam funcionar bastante, para deixar os fios mais alinhados. Paixão entre as brasileiras, para garantir o efeito “reto” e ainda deixar os cabelos bonitos e saudáveis, tanto Biaggi quanto Proença indicam a linha Elseve Quera-Liso, de L’Oréal Paris. “É útil inclusive para quem cansou da progressiva, pois dá uma baixada no volume e alinha os fios”, diz Biaggi. Proença completa: “Quem faz alisamento tende a ter a raiz mais oleosa, e esses produtos controlam esse efeito”, diz.

Brilho já
O brilho dos fios é um dos aspectos mais importantes para o cabelo parecer bonito e bem cuidado. Biaggi indica as cápsulas de brilho da Advance Techniques (Avon). “Estoure a cápsula, espalhe o produto nas mãos e aplique nos fios de forma homogênea, ainda úmidos. Deixe secar naturalmente ou passe antes de fazer a escova com secador. O cabelo fica com um brilho inacreditável”, diz Marco Antonio. Proença sugere a ampola reparadora da Elseve, que é chamada pela marca de “ampola mágica”. “É um opção boa e barata, que possui um mix de ingredientes super nutritivos que devolve o brilho e a saúde para o cabelo”, declara.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
Beleza
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Virgula
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Band SP Interior
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Band Terra Viva
UOL Estilo
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
Caras
do UOL
do UOL
Webmasters
NE10
do UOL
Ana Maria
Revista Ana Maria
Revista Caras
Harper's Bazaar
Yes Wedding
Band SP Interior
Glamurama
redacaojornaldocommercio
Folha de S.Paulo
Revista Caras
Beleza
Band Terra Viva
Revista Caras
Revista Ana Maria
Harper's Bazaar
It mãe
Revista Ana Maria
Revista Caras
Topo