Beleza

Efeito molhado nos cabelos é tendência e traz frescor para a estação

Getty Images/Montagem/UOL
Izabel Goulart e Jennifer Lopez em duas versões do efeito molhado Imagem: Getty Images/Montagem/UOL

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

21/10/2013 07h10

As passarelas já foram tomadas por eles. E o tapete vermelho também. Divas como Jennifer Lopez, Izabel Goulart e Taylor Swift já aderiram aos cabelos com textura molhada para eventos formais, inspiradas pelos últimos desfiles das principais semanas de moda do mundo, como John Galliano, Kenzo e Phillip Lim. Simples, elegante e fresco, o visual é a grande aposta da temporada, segundo Rudi Werner, cabeleireiro e proprietário dos salões da Rede Werner, no Rio de Janeiro.

Mas não é a primeira vez que essa moda pega. Ícone dos anos 1980, o look aparece repaginado. “A versão atual é mais elaborada, com um toque sofisticado. Ao contrário da anterior, que era mais casual e esportiva”, comenta Werner. O melhor é que o visual é democrático e pode ser usado por todos os tipos de cabelos e comprimentos.

Modo de usar

Conquistar o visual é mais simples do que parece. Primeiro, é preciso lavar os fios e retirar o excesso de umidade com uma toalha ou até com um secador de cabelos, porém na velocidade baixa e com a temperatura média. O ideal é que os cabelos estejam úmidos, nem muito secos ou muito molhados. “Os produtos mais indicados para ter à mão são os géis, por terem textura fluida, brilhante e serem livres de óleo, e sprays de brilho, que não pesam nos fios e acentuam o brilho, por terem partículas de silicone volátil”, explica o cabeleireiro.

A aplicação dos produtos deve ser sempre em camadas e gradativa, até conquistar o efeito desejado. Nunca use uma grande quantidade de uma vez. Há duas versões do look molhado: o certinho e penteado e o displicente, como se estivesse saindo da piscina. “Ambos são tendência! A diferença está no uso do pente. O gel permite essa brincadeira. Se quiser uma textura "sujinha", não use o pente, apenas aplique o produto com as mãos. Para a textura clássica e limpa, basta modelar com um pente conforme o desejo e a necessidade”, conta o cabeleireiro e maquiador Wilson Eliodorio, de São Paulo.

Depois de modelar os fios com o gel, o spray de brilho finaliza o look, intensificando a textura molhada. Mas, se você não quiser um penteado construído e, sim, manter o toque e o balanço natural dos fios, use apenas o spray de brilho nos fios úmidos. Para quem tem cabelos cacheados, a dica de Eliodorio é aplicar uma leve camada de gel nas pontas e, em seguida, usar um creme para pentear, pois ele ajuda a dar definição e resistência aos cachos. Assim, eles duram por muito mais tempo e não perdem sua forma natural.

Penteados sob medida

A tendência é versátil, mas algumas apostas são certeiras na hora de compor o visual. “Para uma festa formal, use um coque laqueado. Na praia, uma trança desestruturada. Em um jantar informal, um solto com ondas definidas”, aconselha Eliodorio. É possível também misturar texturas. Por exemplo, um molhado na raiz e com as pontas secas. Ou ainda a raiz seca com uma trança molhada.

Além do cabelo, vale ficar atenta ao resto do look também. Por isso, Rudi Werner dá um conselho precioso. “Com este estilo nos fios, é importante não descuidar da aparência da pele e da maquiagem, que ficam em maior evidência e ajudam a realçar o efeito da produção, pois um penteado molhado não é sinônimo de "cara lavada". Além disso, os acessórios, como brincos e presilhas para os cabelos em tons turquesa, coral ou nacarados ajudam a reforçar a ideia do look”, sugere.

Cuidados importantes

O principal deslize para este tipo de look está na textura dos fios. É preciso tomar cuidado para que eles não pareçam estar sujos ou oleosos, causando uma má impressão. Para Wilson Eliodorio, o segredo está na quantidade de produto usado. “Se quiser somente o efeito de resistência, use pouco produto e seque com o secador. Se quiser o efeito bem molhado, aplique bastante gel em camadas, mecha a mecha, modele e deixe secar naturalmente”, ensina. Procure fazer a aplicação de forma homogênea e evite produtos oleosos. Outro cuidado importante é com quem tem pouco cabelo ou fios muito finos. Ao finalizar o penteado, veja se não ficaram falhas na raiz e se os fios não ficaram agregados demais no couro cabeludo. Nesses casos, é preciso atenção redobrada. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
UOL Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo