Topo

Homens também precisam de cuidados com as sobrancelhas; veja

Adam Levine, Juliano Cazarré e Jon Bon Jovi: naturalidade no cuidado com as sobrancelhas - Getty Images/TV Globo
Adam Levine, Juliano Cazarré e Jon Bon Jovi: naturalidade no cuidado com as sobrancelhas Imagem: Getty Images/TV Globo

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 07h10

Há quem diga que cuidar das sobrancelhas, apará-las e arrancar alguns pelos indesejáveis é coisa de mulher. Mas não é bem assim. Muitos homens já colocaram esse cuidado na rotina, como o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, até criticado pela forma exagerada de cuidado, e o ator Mateus Solano, que mantém o ar supernatural. Quem ainda não aderiu não só pode, como deve embarcar na tendência. Afinal, uma aparência bem cuidada traz benefícios tanto para a vida pessoal como profissional, já que as sobrancelhas são grandes responsáveis pela fisionomia. Ou seja, se bem trabalhadas, podem deixar a expressão menos sisuda e mais leve, por exemplo. “Sobrancelhas bem-feitas destacam o olhar e deixam um ar de limpeza e suavidade no rosto”, conta Talita Sousa Lima, consultora em beleza masculina do Red Salon Homem, do Rio de Janeiro.

O formato

Pela natureza, cada par de sobrancelhas tem a sua individualidade, é claro. Não existe um padrão ou uma receita única. E existem diferenças, principalmente de formato, para as sobrancelhas femininas. “As masculinas não podem ser muito arqueadas. É preciso deixá-las mais retas”, alerta Talita. Se, naturalmente, a sobrancelha já for mais arqueada, isso não é um problema, porque provavelmente é proporcional ao rosto e não há motivo de preocupação.

Além disso, homens costumam ser mais discretos com os seus cuidados e não gostam de deixar revelado, já num primeiro olhar, que, por exemplo, fazem a sobrancelha. “A sobrancelha do homem costuma ser mais natural. Diferente da mulher, que, geralmente, é mais desenhada”, comenta Katia Tasaka, designer de sobrancelhas do Jacques Janine, em São Paulo.

Limpeza mínima

Tudo bem que elas não precisam estar superdesenhadas, mas tirar o excesso de pelos é primordial. Sabe aqueles que estão fora do desenho dos arcos? Os próprios. Katia explica que não é preciso mudar o desenho natural. Pelo contrário, basta tirar os pelos que estão de fora, respeitando o formato delas. E, principalmente, dar atenção àqueles que ficam entre as sobrancelhas – e são responsáveis pela famosa “monocelha”.

Como tirar, na prática

As especialistas são diretas ao frisar que o mais aconselhável é procurar um profissional da área para fazer as sobrancelhas. Mas se quiser arriscar em casa, comece higienizando bem a região e as mãos, com água e sabão neutro ou sabonete facial, e lance mão de uma boa pinça e uma tesoura. Sim, dói um pouco, mas a pinça é ideal para essa missão, pois ela proporciona uma exatidão necessária para não haver erros. “Um fio que é tirado errado pode estragar a sobrancelha”, alerta Talita. Isso porque, por ser uma região pequena, um fio pode mudar o desenho inteiro da sobrancelha de forma equivocada. Por isso, muita atenção e nada de máquinas para aparar pelos.

Comece tirando os fios que estão entre as duas sobrancelhas e, em seguida, retire os que estão sobrando na parte debaixo delas, na pálpebra móvel - tudo com a pinça. O truque, segundo Katia, ajuda a levantar o olhar. Depois, cheque se os pelos estão muito compridos penteando-os para cima com uma escovinha e cheque o comprimento dos fios. Se tiver algum, ou alguns, comprido demais, apare com a tesoura, com bastante cuidado também, para que fiquem na mesma altura.