Topo

Água termal hidrata a pele e ainda prolonga o make; aposte

Uma leve bruma de água termal revitaliza a pele na hora - Thinkstock
Uma leve bruma de água termal revitaliza a pele na hora Imagem: Thinkstock

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

01/11/2013 07h10

Pode até parecer apenas um mimo desnecessário, uma "frescurinha". Mas não é bem por aí. A água termal traz uma série de benefícios para a pele, porque é rica em minerais e derivada de fontes naturais. “Ela apresenta características anti-inflamatórias e hidratantes. Por esse motivo, pode ser usada em todos os tipos de pele, mesmo naquelas que apresentam algum tipo de sensibilidade”, explica a dermatologista Carla Bortoloto, de São Paulo. Um mimo bem-vindo, não? Ela ainda possui propriedades anti-irritantes e cicatrizantes. Ótima para ser usada quando a pele está precisando de uma dose extra de calmantes, como, por exemplo, após a exposição ao sol ou da depilação. De quebra, também é uma ótima aliada na hora da maquiagem.

Para preparar a pele

Além dos benefícios da água termal, ela dá um empurrãozinho para o make durar horas e horas. “Uma de suas funções é deixar a pele hidratada. E, quanto mais hidratada a pele está, mais tempo a maquiagem vai durar”, comenta o cabeleireiro e maquiador Rosman Braz, de São Paulo. A dica vale para todos os tipos de pele: lave o rosto, borrife a água termal, espere secar e comece o make. Melhor ainda se ela estiver refrigerada. Carla explica que a baixa temperatura ajuda a manter os poros fechados, aumentando ainda mais a durabilidade da maquiagem. 
 

Função antibrilho

Se você tem pele oleosa, ela tem grandes chances de se tornar sua fiel companheira. Isso porque hidrata de maneira superleve e nada oleosa. “E por manter a pele hidratada na medida, diminui a produção de oleosidade no decorrer do dia”, revela Rosman. Assim, acaba com a necessidade da aplicação de camadas e mais camadas de produtos com função antibrilho, como o uso excessivo de pó compacto ou solto, que pode congestionar os poros, prejudicando a pele. Outra dica para quem tem pele oleosa, que é ótima também para quem tem marcas profundas de expressão, é diluir a base em um pouco de água termal. Assim, ela não acumula nas ruguinhas e não pesa.

Para finalizar a maquiagem

Enquanto diminui a produção de oleosidade, a água termal, quando aplicada depois do make, também causa um efeito de frescor no look. “Ela deixa o visual com uma leve luminosidade. Deixa um ar saudável, um brilho natural”, comenta Katia Tasaka, maquiadora do Jacques Janine dos Jardins, em São Paulo. Esse benefício cai bem tanto para quem tem pele oleosa quanto para quem tem pele seca, que já é, naturalmente, mais opaca. Não tenha medo de lavar a maquiagem. Depois de pronta, feche os olhos e borrife a água a uma distância de cerca de 30 cm do rosto.

Retoques

Mesmo que a água termal tenha sido usada antes e depois do make, seu look pode ser revitalizado no decorrer do dia. “Repetir o uso do cosmético nunca é demais. É refrescante, agradável e renova o frescor de uma pele saudável”, conta Rosman Braz. A maioria das marcas possuem embalagens pequenas, de 50 ml, que são ideais para levar na bolsa.