Topo

Sucesso nos anos 90, a mecha lateral volta com pegada punk

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

29/11/2013 07h10

A mecha lateral, nas versões com o cabelo quase escondendo o rosto e comportada, apenas displicente, marcou presença durante os anos 90, no cabelão dos roqueiros do Skid Row, Soundgarden e Pearl Jam, além, claro, de top models como Cindy Crawford e Kate Moss. Na época, as modelos a usavam de forma suave, como em uma versão “arrumadinha” do estilo grunge, que fez grande sucesso. Atualmente, a mecha lateral tem inspiração punk, como mostrou a grife Emilio Pucci, na última semana de moda de Milão, e a atriz Kristen Stewart, que desfilou o visual até na festa do Oscar.

Com luzes suaves nas mechas, Kristen adota o look de maneira mais “sujinha” e descontraída, com fios que podem ser ajeitados rapidamente com os dedos, a partir da entrada do couro cabeludo, e fios levemente encaracolados. Para completar o visual, ela aposta no make com foco no olhar, no qual sombra esfumada e iluminador criam um ar de mistério.

Segundo o cabeleireiro Ricardo Chamorro, do Circus Hair, em São Paulo, é fácil copiar o penteado. “Os fios podem ser estilizados com babyliss e pomada para criar esse ar descontraído e despenteado que a atriz apresenta”, explica. “Cabelos mais repicados e com franjas longas caem bem nesse estilo”, completa Ricardo.