Topo

Crie um olhar poderoso reforçando a máscara na raiz dos cílios; aprenda

Christian Parente/Montagem/UOL
Imagem: Christian Parente/Montagem/UOL

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

02/01/2014 07h10

Indispensável em qualquer maquiagem, a polivalente máscara para cílios tem como função alongar, dar volume e curvar os fios, de acordo com a escovinha que acompanha cada produto. Na última temporada de moda, ela desempenhou papel especial nos desfiles de grifes como Just Cavalli, em Milão, que usou um truque para dar profundidade e destaque ao olhar, sem o auxílio de cílios postiços. O reforço da quantidade de máscara na raiz dos cílios é artifício para um visual sexy e natural, que funciona em qualquer ocasião. Para isso, a maquiadora Cecília Macedo, da Capa Management, em São Paulo, traz as dicas sobre como criar o efeito.

Aplicação

Antes da máscara, Cecília ensina uma manobra que alia cor e volume. Comece passando lápis preto rente aos cílios superiores, porém, sem tocar a linha lacrimal. “Neste passo, os fios estão em foco. O lápis é mais funcional para atingir o objetivo, por isso evite o uso de sombra ou pincel”, explica. A seguir, o uso do curvex também turbina o resultado final. “Ao posicioná-lo, verifique se todos os fios passaram pelo acessório e apenas aperte para não quebrá-los ou arrancá-los”, ensina.

  • Christian Parente/Montagem/UOL

Com os cílios alongados e curvados, escolha a máscara de sua preferência para fazer a aplicação. Após mergulhar a escova no produto, dê leves palmadinhas na parte interior da raiz dos cílios, como se estivesse carimbando-a. “Para fazer esse movimento, mantenha a haste na posição horizontal. Se estiver na vertical, a raiz ficará grudada, e os pelos separados, deixando o look artificial”, explica a profissional.

A maquiadora também chama atenção para o tipo da escova. “A melhor haste é a volumosa, pois ela evita que os fios fiquem muitos separados”, explica. Para um resultado eficaz, faça o movimento do carimbo várias vezes, sempre mergulhando a escova no produto, e levando apenas o restante para as pontas.   

Já na parte inferior, a aplicação é mais discreta. É importante passar uma escova limpa para eliminar um pouco da sujeira do make e separar os fios. Antes de aplicar, tire o excesso do produto. “Os cílios inferiores são mais ralos, então a quantidade de máscara será menor”, diz Cecília. O movimento para aplicação deve ser sutil, e a haste deve continuar na posição horizontal. “Basta pressionar a escova nos cílios, aplicando o produto em duas camadas”, ensina.  

Para completar o visual, a profissional sugere uma sombra curinga, na cor malva. “Ela funciona tanto para a pele clara como para a escura, além de ressaltar a maquiagem de uma maneira não cansativa”, diz. “Foge de cores básicas como a terracota”, completa. Após a sombra, finalize o make limpando os cílios inferiores novamente com a escova limpa.