Topo

Aprenda os truques para aplicar o esmalte branco com perfeição

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

08/01/2014 07h10

A clássica unha branca foi um dos hits do ano passado e tem tudo para triunfar nesta temporada. Com acabamento cremoso, matte ou cintilante, a cor tem a delicadeza certa para os dias mais quentes e, com uma boa manutenção, é possível deixar a manicure de lado por alguns dias. Porém, conseguir um acabamento uniforme é complicado, pois a tonalidade mancha com facilidade.

Para conseguir a aplicação perfeita, experts em unhas revelam truquezinhos básicos. De acordo com a manicure Vanessa Cesco, do The Color Boutique & Nail Bar, em São Paulo, tudo começa com a preparação. “É importante polir a unha para que a esmaltação seja feita em uma superfície bem lisa. No momento em que a cutícula é feita, o alicate acaba raspando a unha”, diz. Já para a manicure Conceição Pimentel, da Esmalteria Nacional Pinheiros, também em São Paulo, é preciso criar um fundo para um esmalte mais cremoso. “Aplicando uma camada de esmalte branco transparente, a cor principal não ficará manchada”, afirma.

De olho na densidade

Conceição também explica que uma mão leve ajuda na esmaltação para que as camadas não fiquem grossas. "São necessárias de duas a três pinceladas rápidas, sem parar, para atingir uma cobertura uniforme", ensina. Essa etapa é importante, pois, se as camadas estiverem espessas, o esmalte pode ficar craquelado e amarelado rapidamente.

A finalização correta é outro fator indispensável para a maior duração do esmalte branco. “Sele a ponta das unhas ao limpar as sobras, usando palito de madeira e algodão embebido com acetona”, explica Conceição. Você faz isso retirando o excesso de esmalte das pontas das unhas, com o palito na vertical. Cuidado para não borrar ou apagar demais a ponta.

Outra dica da profissional para manter a cor por mais tempo é evitar cremes com coloração e a exposição ao sol. “A água do mar e da piscina também podem contribuir para a alteração da esmaltação”, explica. Para aumentar a camada protetora do esmalte branco, Conceição sugere o uso do extra brilho, que evita o envelhecimento e amarelamento do produto.