Topo

Jennifer Lawrence mantém feminilidade mesmo com fios curtos

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 07h10

Jennifer Lawrence conquista a todos com seu jeito descolado e irreverente. Por onde passa, a vencedora do Oscar de Melhor Atriz esbanja espontaneidade, brinca com outras celebridades e tira sarro dela mesma. Contudo, seu jeito juvenil e seus 23 anos não a impedem de ter estilo próprio e influenciar até a famosa grife da qual ela é garota propaganda.

“Fresh face”

Foi durante uma passagem pelo tapete vermelho que Jennifer disse que ninguém na vida real se parece com as intervenções realizadas por Photoshop. Em seus últimos anúncios para a grife francesa que representa, a atriz conseguiu aparecer de pele limpa, deixando o destaque para seus olhos azuis, realçando sua beleza natural. Durante a estreia do filme “O Grande Gatsby”, em Nova York, Jennifer também desfilou com make “saudável”, conquistado com um pouco de blush, máscara e gloss.

Os artifícios do mundo da maquiagem são generosos, mas Jennifer abre mão frequentemente. Apesar de ter o formato do rosto arredondado, a atriz raramente marca as maçãs do rosto na diagonal para criar linhas mais angulares. Uma das exceções foi na Cerimônia do Oscar, em 2013, quando a maquiadora Jilian Dempsey afirmou para a revista Allure que o make de “bonita”, com pele iluminada, pouco pó bronzeador e cílios postiços, ficaria em segundo plano devido à escolha do vestido da atriz.

Olhar sexy

Outro ponto marcante na beleza de Jennifer são as famosas pálpebras “gordinhas”. Por serem curtas, a atriz aposta sempre no look esfumado, que potencializa o olhar, como explica Renata Souza, sócia e cabeleireira do salão Spa Dios, em São Paulo. “O efeito é conquistado com o uso de sombras opacas nas cores preta e marrom, o que dá profundidade e ajuda a aumentar o olhar”, explica. Jennifer também explora os tons de cinza, como o chumbo, variando sempre as cores dessa maquiagem clássica.

Cabelo curtinho

A protagonista de “Jogos Vorazes” mostrou o novo corte de cabelo, conhecido como “Pixie”, em sua página em uma rede social, no período em que fazia a divulgação do segundo longa da série. Renata diz que as mechas desfiadas de forma bem aparente, com fios mais compridos na franja, não contribuem muito para a saúde do cabelo. Já a cor combina perfeitamente com a atriz, com mechas douradas marcadas muito sutilmente. “Para valorizar o visual, Jennifer pode apostar numa maquiagem leve, na qual um simples delineador vai cumprir a função de realçar o olhar, enquanto os lábios ficam destacados”, afirma. A profissional também alerta para a cor platinada, que está em alta. “A descoloração tende a prejudicar o corte, pois pode danificar ainda mais os fios”, informa. Antes da grande mudança, Jennifer usava um corte médio em camadas e franja, que contribuía para um visual mais jovial, além de “anular a testa”, como conta a cabeleireira.

Ao adotar o look, Jennifer fez uma comparação ao cabelo utilizado por Mia Farrow no filme “O Bebê de Rosemary”, de 1968. O corte com fios bem mais curtos no estilo ”Joãozinho” se distancia, entretanto, da versão atual escolhida pela atriz, já que os fios mais desconectados permitem uma estilização mais variada.  

Entre as escolhas de Jennifer para passar pelos eventos de tapete vermelho, destacam-se também o batom vibrante, como ela mostrou recentemente na premiação do Globo de Ouro, e a discrição nas unhas. Esmaltes brancos e nude são coadjuvantes no look da atriz, que sempre mostra acessórios e vestidos marcantes. Os pés ganham um pouco mais de cor, com tons de vinho e preto.