Beleza

Cabelos curtos estão em alta; veja maneiras de finalizar os fios com estilo

AgNews/Getty Images
Da esq. para dir., Leandra Leal, Jennifer Hudson e Michelle Williams: todas adeptas dos fios curtos Imagem: AgNews/Getty Images

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

25/03/2014 07h20

Depois da febre dos cabelos longos e esvoaçantes à la Gisele Bündchen, os fios curtinhos estão roubando a cena, agradando tanto mulheres mais discretas quanto fashionistas. Em suma: mostrar a nuca nunca esteve tão em alta. Prova disso é o visual das atrizes Leandra Leal e Michelle Williams e da cantora Jennifer Hudson, que endossaram o time das adeptas deste estilo despojado, prático e superfeminino.

A própria Jennifer Hudson, em entrevista à revista People, declarou: “O cabelo curto tem tudo a ver com atitude; é preciso tê-la para usar". Já o cabeleireiro das celebridades Marco Antonio de Biaggi define: “É extremamente sensual mostrar a nuca”. O profissional Glecciano Luz, do Rio de Janeiro, também afirma que “mulheres que arriscam e adotam cabelos curtos costumam ter a personalidade forte e uma postura mais descontraída”.

Portanto, quem estava na dúvida ou sem coragem para radicalizar e cortar os fios bem curtos agora tem motivos de sobra para investir nessa tendência. “O segredo é aproveitar, curtir e desapegar. Abuse dos acessórios e aproveite o cabelo curto para expressar sua identidade e se divertir”, declara o cabeleireiro Rafael Melo Ramos, da House of Beauty, de São Paulo. A seguir, veja como potencializar os benefícios dos fios curtos.

Finalizadores
Convenhamos: lavar os cabelos, aplicar um leave-in e, em minutos, estar pronta é um luxo. Penteados curtinhos ficam um charme com as pontinhas estilizadas, volume na raiz e fios desalinhados. Nesses casos, uma pomada seca pode fazer milagres no dia a dia. “A pomada é uma ótima opção e já existem algumas específicas para cada tipo de cabelo”, afirma Glecciano.

Ele ainda explica que o ideal é usá-las quando os cabelos estiverem secos e lavados. Mas, caso queira um visual com fios mais definidos, pode aplicar o produto nos cabelos ainda úmidos. “As ceras matte também são boas e práticas de usar, de preferência aquelas à base de água. O spray de cabelo também traz movimento aos fios, deixando-os finos e desfiados”, declara o profissional.

Se a mulher quiser um visual sofisticado, pode optar pelo efeito molhado. “Esse visual, ideal para festas, combina com uma risca no meio da cabeça ou na lateral, mantendo todo o restante penteado atrás da orelha”, diz Glecciano. 

Corte: o segredo para manter o charme
Mesmo sendo práticos, os cabelos curtinhos também exigem manutenção; talvez, até com mais frequência do que os longos. “Esse tipo de corte tem prazo de validade menor, que varia de 50 a 60 dias. Dependendo do estilo, perde a forma durante esse tempo”, explica o cabeleireiro Cesar Renckel, do salão HBD Spa, no Rio de Janeiro.

Mas a manutenção depende mais do estilo do corte do que do tipo de fio --liso ou enrolado. “No geral, é possível dizer que os encaracolados duram mais”, afirma Renckel. Concorda com ele, o colega Glecciano Luz: “Cortes curtos em cabelos cacheados podem durar mais tempo, quando estilizados com mousse, produto que ajuda a manter a definição dos fios”.

Para o profissional Rafael Melo Ramos, de São Paulo, as mulheres com cabelos enrolados também precisam ter cuidado e escolher um corte adequado ao tipo do rosto, a fim de evitar que essa parte do corpo pareça maior e haja uma desarmonia, por conta do volume natural. “Já os lisos trazem mais liberdade, mas é importante tomar cuidado também nos casos de pouco cabelo, pois, dependendo do corte, a mulher pode parecer ter ainda menor quantidade”, diz o expert.

Biotipo e formato de rosto: dicas de visagismo

  • Imagem: Divulgação/Rede Globo
    Divulgação/Rede Globo
    Imagem: Divulgação/Rede Globo

    Baixinhas

    Mulheres pequenas devem usar franja lateral, pois o corte ajuda a afinar e alongar o rosto, proporcionando a sensação de serem mais longilíneas.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Mais gordinhas

    Mais cheinhas podem optar por um corte com pescoço aparente para criar silhueta mais alongada. Fios repicados e camadas desconexas também proporcionam maior leveza ao rosto.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Rosto oval

    Esse tipo de rosto aceita todo tipo de corte. Por ser neutro e pouco anguloso, permite uma liberdade e quantidade maior de cortes.

  • Imagem: Divulgação/TV Globo
    Divulgação/TV Globo
    Imagem: Divulgação/TV Globo

    Rosto triangular

    O corte curto nesse tipo de rosto deve ter pouco volume no topo da cabeça. Para ter harmonia, o ideal é produzir mais volume nas laterais até a altura do queixo, por exemplo.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Rosto redondo ou quadrado

    Os rostos arredondados e quadrados ganham ainda mais charme quando não têm volume nas laterais e, sim, no topo da cabeça. Dessa forma, eles aparentam ser mais finos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo