Topo

Top 5 tendências de beleza do SPFW que você já pode usar

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

05/04/2014 16h27

A 37ª edição do SPFW terminou na última sexta-feira (4), depois de cinco dias de desfiles. Esta edição exibiu o que será tendência, tanto em roupa quanto em beleza, na primavera/verão 2015. No entanto, como o inverno ainda não chegou e os termômetros insistem em não baixar, veja as cinco principais tendências que você já pode usar no seu dia a dia, deixando o seu look atualizado, que nem os da semana de moda.

1) Pele: bem tratada e natural

Pele SPFW - Patrícia Araujo/UOL - Patrícia Araujo/UOL
Beleza de Patricia Motta (à esq.) e de Lino Villaventura (à dir.)
Imagem: Patrícia Araujo/UOL
Nada de primer, muita base e nem pó. A bola da vez é o BB Cream, que deixa a pele com aspecto natural, suave e saudável. Patricia Motta e Lino Villaventura foram alguns dos estilistas que levaram modelos apenas com o creme do momento no rosto, para as passarelas do SPFW. As produções foram assinadas, respectivamente, por Silvio Giorgio e Marcos Costa.

“O BB Cream deixa a pele supernatural, sem parecer que ela está feita, mas, na verdade, está. Além disso, é um produto bem fácil de ser retirado do rosto”, afirma Giorgio. Já Marcos Costa brinca: “Ninguém precisa saber que a mulher está usando base. Se alguém disser que a sua base está linda, corra para o banheiro e lave o rosto. Recomendo aplicar pouco produto”.  

2) Sombras: dourado e marrom são as cores mais quentes

Sombras SPFW - Patrícia Araujo/UOL - Patrícia Araujo/UOL
Maquiagem da marca Água de Coco, por Silvio Giorgio
Imagem: Patrícia Araujo/UOL
Tons mais terrosos, como dourado, bronze e marrom, sem dúvidas, serão as cores da estação mais quente do ano. Portanto, invista nelas sem ter medo de errar. O dourado esteve presente nos desfiles da Colcci (Henrique Martins) e da Triton (Robert Estevão), por exemplo. O marrom reinou na Animale (Silvio Giorgio), Cavalera (Robert Estevão), Pedro Lourenço e Forum (ambos por Fabiana Gomes).

A beleza do desfile de Fause Haten, no entanto, elaborada por Ricardo dos Anjos, mostrou como unir o melhor dos dois tons em uma só maquiagem. Para a Água de Coco (foto acima), Silvio Giorgio conquistou o mesmo efeito, usando pigmentos bronze nos olhos. Para turbinar o olhar, gloss nas pálpebras móveis, como fez Robert Estevão para a Animale e para Cavalera.

3) Cílios: menos é mais

Cílios SPFW - Patrícia Araujo/UOL - Patrícia Araujo/UOL
Pouco rímel ou nada nos cílios: Alexandre Herchcovitch (à esq.) e Pedro Lourenço
Imagem: Patrícia Araujo/UOL
O grande destaque do olhar, por mais contraditório que pareça, foi a ausência ou quase nada de máscara nos cílios. Para o desfile da coleção feminina de Alexandre Herchcovitch, Celso Kamura apenas aplicou um pouco de rímel nas pontas dos cílios --“para ajeitá-los”, segundo o expert. No desfile da grife Giuliana Romanno, o maquiador Silvio Giorgio fez o mesmo. No entanto, Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. no Brasil, foi além e dispensou totalmente a máscara em alguns desfiles, como no de Pedro Lourenço, em que ela apenas usou curvador para ampliar os fios.

4) Lábios: a possível volta do Snob

Snob SPFW - Patrícia Araujo/UOL - Patrícia Araujo/UOL
O Snob reapareceu nas bocas das modelos de Tufi Duek e de Reinaldo Lourenço
Imagem: Patrícia Araujo/UOL
Cores vibrantes estiveram presentes nas bocas das modelos, como no desfile da Amapô, em que Ricardo dos Anjos apostou no magenta; no da estreante Lolitta, em que Silvio Giorgio misturou batom bordeaux e rosa para criar um tom cereja; ou no de Patricia Motta, em que o mesmo maquiador aplicou batom laranja, quase coral, nos lábios das modelos.

No entanto, o que mais chamou a atenção --para a alegria de muitas mulheres--  foi a presença do Snob, clássico batom da M.A.C. que há algumas temporadas estava sumido. Esse item de beleza foi tão usado e popularizado que acabou ficando estigmatizado. Só que agora ele reapareceu nos desfiles de Tufi Duek, por Daniel Hernandez, e de Reinaldo Lourenço, por Fabiana Gomes, e as fãs podem voltar a usá-lo sem pensar que o visual está desatualizado. O Pink Nouveau, tom próximo ao do Snob e da mesma marca, foi usado por Ricardo dos Anjos, no desfile de Fause Haten.

5) Cabelos: textura "podrinha"

Cabelos SPFW - Patrícia Araujo/Alexandre Schneider/UOL - Patrícia Araujo/Alexandre Schneider/UOL
Textura podrinha apareceu em diversos momentos desta temporada. Na foto acima, modelos de Alexandre Herchcovitch, Pat Pat's e Patricia Motta
Imagem: Patrícia Araujo/Alexandre Schneider/UOL
Estejam os cabelos soltos ou presos em um coque, eles precisam estar com a aparência "podrinha", conquistada com aplicação de musse na hora de escovar os fios, fios desfiados com a ajuda de um pente fino e spray. Esse estilo esteve presente em diversos desfiles do SPFW, como no da Cavalera, Alexandre Herchcovitch (foto à esq.), Pat Pat’s (centro) e Patricia Motta (à dir.), entre outros.