Topo

Experts do Fashion Rio respondem: existe maquiagem para ir à praia?

7.jul.2013 - A cantora Rihanna vai à praia na Polônia com base no rosto e batom cor de boca. Toda estilosa, ela ainda usa viseira e óculos gatinho --ótimos aliados contra o Sol - Grosby Group
7.jul.2013 - A cantora Rihanna vai à praia na Polônia com base no rosto e batom cor de boca. Toda estilosa, ela ainda usa viseira e óculos gatinho --ótimos aliados contra o Sol Imagem: Grosby Group

Flávia Lima

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/04/2014 15h30

A edição verão 2015 do Fashion Rio começou nesta terça-feira (8), exibindo o melhor da moda praia, tanto em beleza quanto em peças para usar na estação mais quente do ano. No entanto, se no quesito roupa de banho é mais fácil escolher o que vestir para ir à praia, quando se trata de maquiagem, dúvidas começam a surgir.

Pois o UOL Beleza apurou com os experts do Fashion Rio se é possível ir além do protetor solar --item indispensável em qualquer ocasião e, principalmente, sob o sol-- quando se vai à praia. A maquiadora sênior da M.A.C. no Brasil, Fabiana Gomes, diz que vai maquiada a todo lugar e que, após aplicar o protetor, nessa ocasião pé na areia, ela escolhe produtos que se adaptam melhor ao calor e que tenham proteção. 

"Para ir à praia, gosto de mentiras bem contadas. Então, depois da proteção, uso corretivo como base, porque ele vira uma segunda pele. Você não vai suar o corretivo e continuará com a pele limpa e corrigida, pois ele só sairá com demaquilante", garante Fabiana. Outra dica é passar uma pequena quantidade de corretivo apenas nos pontos que deseja esconder, por cima do protetor.

"Também gosto de curvar os cílios e de passar uma máscara à prova d'água. E pode ter uma corzinha na boca, como um hidratante labial com cor ou apenas com aquele tom de boca saudável. Mas tem de ter uma textura de hidratante”.

Segundo o maquiador Silvio Giorgio, o mercado de cosméticos tem evoluído bastante e, além dos BB Creams, bases com protetor, e dos protetores com tom, muitas marcas têm lançado cada vez mais produtos específicos para a praia, inclusive para os cabelos. "Existe uma enorme variedade de produtos para proteger do sol, como reparadores de ponta e hidratantes. Esse é um mercado muito dinâmico e, cada vez mais, tem coisas novas.

Proteção e só
Já o maquiador Robert Estevão é a favor apenas da proteção solar como principal item de beleza à beira-mar (“no máximo, uma máscara à prova d’água”). "Prefiro que a mulher não use nada, porque, mesmo passando o filtro solar, ela pode transpirar. E aí a pele vai ficar borrada. Então acho mais adequado apenas usar um filtro solar com tom de base.”

E brinca: “Passar maquiagem é só para quem está disposta a ficar embaixo do guarda-sol e sem aproveitar nada". Quanto aos cabelos, Estevão sugere cremes de pentear com filtro solar. "Mas é sempre bom manter os fios presos. Até para não marcar as costas." 

O top maquiador Max Weber também é do time que recomenda naturalidade e apenas proteção solar, mas ele também aposta nas bases com protetor. "A mulher pode usar uma base com protetor por cima da proteção mais alta. Mas eu também recomendo só o protetor, porque também é legal ter uma hora em que você está sem nada, não é?", brinca o expert. "Mas, se quiser usar algo, dá para usar, só que você vai suar, não tem jeito", finaliza.

Portanto, se quiser ir à praia em sua melhor versão, invista em protetores com tom ou bases com protetores, hidratante labial com cor e rímel à prova d'água ou incolor. Mas lembre-se: na praia, o protetor com alto FPS (fator de proteção solar) vem sempre em primeiro lugar.