Beleza

Mito ou verdade: fases da lua influenciam no crescimento dos fios? Descubra

Didi Cunha/Arte UOL
Astrólogos e cabeleireiros garantem: é bom programar seu corte de acordo com as fases da lua Imagem: Didi Cunha/Arte UOL

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

20/05/2014 07h15

Cortar o cabelo na lua crescente faz os fios crescerem mais, enquanto na lua minguante o comprimento demora para aumentar. Parece até um daqueles conselhos de avó, mas saiba que, para os estudiosos de Astrologia e muitos cabeleireiros, isso é levado a sério. “A lua Nova é a melhor época para cortar os cabelos, porque eles vão crescer com força”, explica a astróloga Titi Vidal. Nesta fase, tudo o que envolve fertilidade e crescimento está em alta.

Para a astrologia, essa é também a lua que marca o início de algo novo, por isso, a mais adequada para transformações radicais no visual. Portanto, quem deseja mudar drasticamente o cabelo, cortar curto ou alterar a cor, o momento é esse. “A fase traz, justamente, o empurrão e a coragem que faltavam para experimentar algo novo. E mesmo que o resultado não fique como o esperado, na lua Nova, o cabelo cresce rápido e fica mais fácil de consertar”, garante a astróloga Tatiana Magalhães.

Crescente
A operadora de telemarketing Jéssyka de Castro Silva, de 22 anos, só agenda suas idas ao salão durante a lua Crescente. “O crescimento do meu cabelo sempre foi lento, até eu começar a cortar nessa lua. Foi a partir daí que meus fios passaram a crescer muito mais rápido”, diz. Segundo Titi, embora o cabelo não ganhe a mesma força que no ciclo anterior [lua Nova], e possa crescer mais fino, a aceleração do crescimento dos fios durante essa lua é significativa.

Programe-se de acordo com a lua

  • Imagem: Didi Cunha/Arte UOL
    Didi Cunha/Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/Arte UOL

    Lua Crescente

    Embora o cabelo não ganhe a mesma força que na lua nova, e possa crescer mais fino, a aceleração do crescimento dos fios durante esse período é significativa.

  • Imagem: Didi Cunha/Arte UOL
    Didi Cunha/Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/Arte UOL

    Lua Cheia

    Para a astrologia, a fase é ótima para dar volume às mechas. O primeiro dia da lua cheia é sempre o melhor para colher os benefícios esperados.

  • Imagem: Didi Cunha/Arte UOL
    Didi Cunha/Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/Arte UOL

    Lua Minguate

    Essa é uma boa época para aparar cabelos curtos e manter o corte por mais tempo, já que o crescimento do fio tende a ser mais lento. Também é um bom período para fazer depilação.

  • Imagem: Didi Cunha/Arte UOL
    Didi Cunha/Arte UOL
    Imagem: Didi Cunha/Arte UOL

    Lua Nova

    Ideal para cortar os cabelos, porque eles vão crescer com força. A época também é adequada para transformações radicais no visual. Portanto, quem deseja mudar drasticamente, cortando curto ou alterando a cor, o momento é este.

Fonte: Astrólogas Tatiana Magalhães e Titi Vidal

Poder da lua cheia
Ainda hoje, não há comprovação científica do fato. Por outro lado, também não foram constatados danos com a prática. E foi justamente essa crença de muitas mulheres que levou o cabeleireiro argelino Djélani Maachi, famoso na França, a testar os efeitos das mudanças da lua no crescimento do cabelo de suas clientes. Em 1985, ele chegou à conclusão de que, ao contrário do que nos diz o senso popular, o cabelo cresce mais quando cortado no primeiro dia da lua cheia. Na época, ele relatou que acertar na data era o suficiente para garantir um crescimento extra de cerca de 1,8 a 2 centímetros por mês.

Diante do achado, Maachi passou a manter o seu salão em Paris aberto durante a noite, todo primeiro dia de lua Cheia, a fim de atender as clientes em busca desse resultado. “O dia exato de mudança de uma fase para outra é sempre o melhor para colher os benefícios esperados”, explica a astróloga Tatiana.

Quase 30 anos se passaram e a repercussão da descoberta perdura. A cosmetóloga Cris Dios, proprietária do SPA de cabelos Laces and Hair, em São Paulo, foi à França para aprender com o argelino a técnica e hoje aplica o conhecimento no evento chamado “Encanto da Lua Cheia”.

“No primeiro dia da lua Cheia, além de cortar, fazemos um pacote de tratamentos para remover pontas duplas e limpar o couro cabeludo”, explica Cris. Ela garante que, após 28 dias, as clientes podem comprovar a influência lunar positiva sobre o aspecto dos fios. “Fazemos uma marquinha na raiz para que elas consigam perceber o ritmo de crescimento e até as mudanças em relação ao fortalecimento do fio”, diz. Para a astrologia, a fase é ótima para dar volume às mechas.

Minguante
Quem já tem muitos fios geralmente não gosta do resultado da Cheia. Essas pessoas podem se beneficiar do corte na lua Minguante. É o caso da estudante Tatiana Costa de Andrade Ramos, de 26 anos. “Eu cortei sem saber que estava na lua Minguante, mas me surpreendi com a diferença, o meu cabelo ficou sem volume”, diz.

Essa também é uma boa época para aparar cabelos curtos e manter o corte por mais tempo, já que o crescimento do fio tende a ser mais lento. “A lua Minguante também é boa para hidratar e tingir, porque os produtos vão fixar melhor nos fios”, afirma Titi Vidal.

Ela também explica que a influência da lua se estende para os outros pelos do corpo. Por isso, a depilação na lua Minguante é a escolha mais acertada. “Na fase crescente ou cheia, os pelos vão crescer muito rápido. Nessa última, inclusive, sente-se mais dor e há mais chance de os pelos encravarem”, finaliza a astróloga. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

BBC
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Moda
do UOL
Moda
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
Beleza e maternidade
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erika Bronze
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Da cor do Brasil
do UOL
do UOL
Topo