Beleza

Beyoncé e Solange Knowles: estilos opostos das irmãs rendem inspirações

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

02/06/2014 07h10Atualizada em 30/05/2014 16h32

Embora sejam unidas, as irmãs Beyoncé e Solange Knowles seguem caminhos opostos quando o assunto é estilo e beleza. Enquanto a esposa de Jay-Z encarna a diva do pop, a outra assume o lado “fashionista”, marcando presença nas primeiras filas de desfiles nas semanas de moda internacionais. Ambas ficaram famosas com visuais semelhantes, no qual mechas longas e loiras combinavam com maquiagem funcional, trazendo pele iluminada e boca nude para um efeito natural.

Contudo, as escolhas de cada uma mudaram. Para a turnê "The Mr. Carter Show World Tour", de 2013, a cantora Beyoncé convidou o maquiador Sir John B. para criar seus looks, e o resultado foi um toque de ousadia em seu visual clássico. O profissional trouxe tendências da passarela como batons vibrantes e sombras metalizadas com efeito molhado, deixando a maquiagem da cantora mais glamourosa. Já Solange Knowles assumiu os fios crespos em cortes simétricos cheios de atitude.

Sexy x moderna

Ao longo de sua carreira, Beyoncé manteve uma maquiagem delicada, pois sabe que valoriza os seus traços. Para o maquiador Porfírio Passos, do Salão Studio W Higienópolis, em São Paulo, a pele bem corrigida e iluminada é um dos pontos principais para uma make bonita. “Seja leve ou elaborada, a maquiagem com pele perfeita tem mais de 50% de chances de sucesso e dá certo para qualquer mulher”, explica. Se antes os lábios apareciam somente com cores como rosa claro e nude, agora a cantora perdeu o medo e tem aparecido com tons de vermelho, vinho e até mesmo o ousado orquídea radiante.

Por outro lado, Solange Knowles abandou o básico há tempos. Suas apostas ousadas incluem olhos gráficos com cores vibrantes como o verde esmeralda e batons vibrantes de textura matte. “Solange sabe usar cor e passar uma imagem moderna e descontraída, diferente de Beyoncé”, diz Passos. Porém, esse tipo de maquiagem pede acabamento perfeito. “A pele precisa ser bem corrigida para não enfatizar imperfeições, como as olheiras”, explica.

Ondas de diva x corte estruturado

Quando o assunto é cabelo, Beyoncé mudou pouco durante os anos e foi apenas neste semestre que as novidades surgiram com mais frequência. No entanto, é fácil entender as razões da cantora para manter o visual. “O tom loiro do cabelo, além de iluminar também a deixa com ar mais jovial, alongando o rosto, pois o tom mais claro nas pontas evidencia o seu formato”, explica o cabeleireiro Wesley Nóbrega, também do Salão Studio W Higienópolis, em São Paulo. Para que os fios mantenham esse tom, é necessário fazer mais mechas e deixar a raiz mais apagada para evitar retoques e danos aos fios, ensina o profissional.

As longas mechas onduladas também são estratégicas no visual de Beyoncé. Nóbrega explica que o look exige escova e modelador de cachos, o que não só ajuda a valorizar a cor, mas, também, a manter o penteado por mais tempo. Os fios molhados que a cantora apresentou na 56ª edição do Grammy, em Los Angeles (EUA), também ajudam a manter os fios sob controle. “O efeito pode ser conquistado com cera com brilho, sem deixá-los rígidos”, diz.

Já a irmã da diva assumiu de vez os fios crespos. “O look é bem moderno e é preciso muito cabelo para fazer o corte quadrado, com menos volume no alto da cabeça. Esse visual funciona para Solange, pois a deixa com o rosto mais arredondado”, explica Nóbrega. Quando aposta nos fios lisos, como fez recentemente no baile do MET 2013, em Nova York (EUA), Solange também acerta porque o penteado cria impressão de volume na lateral de seu rosto, que é alongado. “A franja despojada também ajuda, trazendo um ar mais moderno. Ela é ideal para quem possui o rosto oval”, ensina o cabeleireiro

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
BBC
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
ANSA
do UOL
do UOL
Topo