Tendências de beleza

Cabelo afro faz sucesso nesta Copa; aprenda a cuidar deste tipo de fio

Juan Mabromata/AFP/Liu Dawei/Ueslei Marcelino/Reuters
David Luiz, Marcelo e Willian (esq. para a dir.) exibem cabelos afro no estilo "black power" Imagem: Juan Mabromata/AFP/Liu Dawei/Ueslei Marcelino/Reuters

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

02/07/2014 07h10

Durante a Copa do Mundo todas as atenções estão voltadas para os jogadores em campo. Além da performance no jogo, a aparência também chama a atenção. Na edição de 2014, sediada aqui no Brasil, um dos visuais hit é o "black power", sucesso entre os jogadores donos de cabelos afro, que são extremamente crespos e não formam cachos definidos. Na seleção brasileira, Dante, David Luiz, Marcelo e William são os seus representantes.

"Este tipo de fio é um dos mais difíceis de cuidar, por isso é preciso prestar atenção nos detalhes como corte, tratamento e cuidado diário, que deve contemplar, além do uso de xampu e condicionador, o leave-in", explica o cabeleireiro e cosmetólogo Paulo Vargas, do Sweet Hair, em São Paulo. Quem tem cabelo afro precisa escolher produtos com ingredientes altamente hidratantes, pois os fios são frágeis e suscetíveis a quebra, afinal sua estrutura eriçada não permite que a hidratação natural chegue ao comprimento e às pontas. 

Corte e manutenção do visual
Para que o look "black power" fique estiloso, o corte precisa ser preciso e respeitar a estrutura do fio. O penteado "bolinha" é cortado em um ângulo de 90º. "O cabeleireiro deve cortar as pontas seguindo a curva da cabeça para que o visual fique semelhante a uma esfera, mas o movimento precisa ser preservado", explica Vargas. O cabelo afro nunca pode ser aparado com navalha ou tesouras desbastadoras, que ressecam ainda mais o fio porque danificam a parte superficial para deixá-lo leve e com movimento. As cutículas abertas conferem aspecto áspero e ressecado à fibra capilar.

A manutenção do corte deve ser feita a cada dois ou três meses, no máximo. "O polimento das pontas e um corte adequado é fundamental para alinhar o caimento do fio crespo", explica o cabeleireiro Fernando Paolo, do Studio Fernando Fernandes, em São Paulo. Especialista em cabelos afro, o profissional orienta que além do corte, a hidratação dos fios e o  uso correto de pentes ou escovas são os principais aliados para a estilização do visual. "Para o visual 'bolinha', utilize pentes de dentes largos ou 'garfo' e vá definindo a forma arredondada com os dedos", explica. Vale aplicar leave-in nos fios úmidos para auxiliar na hidratação.

Outros recursos
Alisamento, relaxamento e coloração são permitidos para os homens que têm o cabelo afro. "Em casos de química para mudança de cor ou formato do fio, é necessário uma avaliação profissional para a escolha do procedimento correto", orienta Paolo. Para definir os cachos, o ideal é reduzir um pouco do volume com relaxamento. A coloração e o alisamento não podem ser feitos em cabelos relaxados anteriormente e precisam ser alternados com hidratação poderosa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
Beleza
Beleza
Glamurama
Caras
Redação
NE10
Beleza
Revista Caras
Harper's Bazaar
Harper's Bazaar
Beleza
Revista Caras
Harper's Bazaar
Blog Social 1
Harper's Bazaar Brasil
Disney Babble
Glamurama
Beleza
Harper's Bazaar
do UOL
Harper's Bazaar
Glamurama
Glamurama
do UOL
Beleza
UOL Mulher - Beleza
Harper's Bazaar
do UOL
Glamurama
Revista Cabelos & cia
UOL Mulher - Beleza - Álbuns
do UOL
Harper's Bazaar Brasil
Beleza
do UOL
Revista Caras
Beleza
do UOL
Todateen
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo