Topo

Currículo da beleza: Sophie Charlotte realça delicadeza com fios curtos

Tatiana Izquierdo

do UOL, em São Paulo

22/08/2014 07h10

No ar como a mimada Duda na novela das 23h “O Rebu” (Globo), a atriz Sophie Charlotte vive um de seus melhores momentos na carreira. A atuação da jovem atriz é elogiada tanto quanto seu novo visual. E um dos principais atributos do look é o corte "joãozinho", feito pelo seu pai, o cabeleireiro Mário Silva, do salão Maison Esmell Leblon, no Rio de Janeiro. Glamouroso, o corte tem fios estilizados de maneira desestruturada (com gel ou pó texturizador) e faz contraponto com a maquiagem que exalta os traços delicados da atriz. “A sensação de ter cabelos curtos é libertadora!”, diz Sophie.

Mudanças constantes no cabelo marcam a evolução do estilo da atriz. Quando publicou nas redes sociais fotos do visual atual, seguidores comentaram a sua coragem em assumir fios tão curtos. “Não sofro para passar a tesoura nos cabelos. Não é uma atitude que escolhi, mas é uma coisa que gostei e assumi. É o meu trabalho”, justifica. O maquiador e caracterizador de "O Rebu", Marquinhos Padilha, foi o responsável pelo ajuste final no comprimento dos fios. "O cabelo da Sophie foi um desafio para a equipe e eu o aceitei justamente por isso", conta o profissional. 

Maquiagem no dia a dia
Sophie revela que a rotina de maquiagem intensa durante as gravações da novela "Sangue Bom" (Globo/2013) influenciou sua vida. A "it-girl" Amora Campana, sua primeira protagonista, usava olhos bem marcados. “Depois disso, não saio mais de casa sem máscara de cílios. A Amora era muito vaidosa e eu prestava muita atenção em todos os detalhes da maquiagem dela, que acabei incorporando no meu dia a dia”, conta Sophie, que sempre teve a ajuda de seu pai, que também é maquiador profissional.

Apesar de aderir aos olhos marcados, durante o dia Sophie é adepta da maquiagem nude e acerta nas escolhas. "Para não errar, faça como ela e invista em sombras nudes, com um leve esfumado no canto externo dos olhos, que pode ser marrom. Combine com batons neutros e bases leves para cobertura de pele, de preferência com filtro solar", ensina a maquiadora Grasiele Martins, do salão Scenario Cabelo+Arte, em São Paulo.

Visual de festa
Quem tem dificuldade em destacar tanto os lábios quanto os olhos para um visual de festa, Sophie Charlotte é uma fonte de inspiração. Marquinhos Padilha dá a dica: "Tudo com boa medida e bom senso, dá certo". Para a personagem Duda, o principal motivo da escolha dos tons fortes na maquiagem foi para reforçar a feminilidade da personagem, já que o corte de cabelo é bem curto. "O batom vermelho fez uma boa dupla com os olhos bem marcados e desenhados. Eu achei que o figurino pedia esses destaques", explica. 

Mudanças no corte
As mulheres que querem dar adeus aos fios longos devem prestar atenção aos detalhes como o estilo de corte e a estrutura do cabelo. Para não se assustar com a mudança radical, programe um corte progressivo, que começa com o cabelo na altura dos ombros e encurte ao longo dos meses. "O profissional deve analisar se o formato do rosto e do pescoço são favoráveis para um corte bem curto. Além disso, as pontas precisam ser aparadas mensalmente e a hidratação semanal não pode ficar de fora da rotina de cuidados", finaliza Mário Silva.