Topo

Criador de escova de cabelo badalada agradece famosas pelo sucesso

8.set.2014 - Shaun P., o criador da escova desembaraçadora Tangle Teezer  - Divulgação
8.set.2014 - Shaun P., o criador da escova desembaraçadora Tangle Teezer Imagem: Divulgação

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

08/09/2014 17h09

O criador da badalada escova de cabelos Tangle Teezer, Shaun P., está participando da 10ª edição da Beauty Fair 2014 --evento de beleza que reúne comerciantes, compradores e profissionais da área de beleza--, em São Paulo. Em bate-papo com jornalistas na manhã desta segunda-feira (8), o profissional, que veio à feira para comemorar um ano de lançamento do seu produto no Brasil, contou como teve a ideia que mudou a sua vida.

Colorista de um salão na cidade de Londres durante 30 anos, Shaun percebeu que muitas escovas e pentes quebravam e danificavam os fios de suas clientes, que já sofriam com a química, e decidiu estudar para desenvolver seu próprio produto. “Eu tinha uma técnica minha para desembaraçar os cabelos e conseguia fazer isso rapidamente. Foi então que comecei a pensar como eu poderia desenvolver uma ferramenta que pudesse ter essa função”, explica, mas sem revelar seus métodos.

Tangle Teezer - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Detalhe da escova Tangle Teezer, produto que virou queridinho das famosas. No Reino Unido, as escovas custam a partir de 11 libras (cerca de R$ 40). Por aqui, é possível comprar a partir de R$ 72,99
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Depois de três anos amadurecendo a ideia, o profissional lançou a Tangle Teezer, em 2007, com o seu próprio dinheiro. O grande truque do produto, que faz com que os cabelos sejam desembaraçados tão rapidamente, são as fileiras de dentes maiores e menores e o espaçamento entre eles, ao longo da escova, o que facilita a penetração entre os fios. "O segredo é usar a ferramenta correta. A Tangle Teezer serve apenas para desembaraçar os fios e não para fazer uma escova com o secador", ensina.

Além de desembaraçar e massagear o couro cabeludo, a escova também dá brilho, mas Shaun não sabia dessa função logo no início. “Eu não sabia que isso aconteceria. Mas, depois, eu percebi que a escova ajuda a selar as cutículas dos fios, o que faz com que fiquem mais brilhantes”, confessou. São cinco modelos de escovas com a mesma função, mas para fins diferentes. "A Aqua Splash, por exemplo, é para ser usada durante o banho e ajuda a espalhar melhor os produtos como condicionador e xampu, sem que se precise usar uma quantidade exagerada deles", explica.

Famosas como Kate Middleton, Cara Delevingne, Emma Watson e Victoria Beckham já confessaram usar a Tangle Teezer, o que ajudou ainda mais a alavancar a venda da ferramenta. "O boca a boca e o uso das celebridades foi fundamental na divulgação do produto. Muitas mulheres levaram a novidade para o seu cabeleireiro e não o contrário", afirma.

E os produtos não param por aí, além de contar com cinco modelos da escova, a marca lançará, no início de 2015, uma nova linha, mas o profissional prefere manter segredo, por enquanto. “Nós trabalhamos com inovação, então já desenvolvemos algo inovador para a marca. Digamos que a linha será um primo próximo da Tangle Teezer”, finaliza, sem revelar mais detalhes.