Topo

Currículo da beleza: Marina Ruy Barbosa varia entre o romântico e sensual

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

29/09/2014 07h00Atualizada em 29/09/2014 11h09

Fã do estilo romântico e comportado, a atriz Marina Ruy Barbosa tem os cabelos ruivos como sua marca registrada. Os fios compridos bem hidratados, com ondas de aspecto natural, passaram a ser o principal pedido nos salões do Brasil durante a exibição da novela “Amor à Vida” (2013), na qual a atriz interpretava a doce Nicole. Contudo, para viver a Maria Ísis, de “Império”, a atriz ganhou uma repaginada e perdeu o ar de menina inocente.

Novo chanel

O “double long bob”, uma variação mais comprida do corte chanel, foi realizado pelo cabeleireiro Tiago Parente, que criou camadas para dar movimento e combinar com a versatilidade da personagem da novela das 21 horas. Para o cabeleireiro Ulisses SJ, do Blend Salão de Beleza, em São Paulo, a mudança veio em boa hora. “Após a discussão sobre raspar ou não os cabelos na trama de ‘Amor à Vida’, este médio sepultou de vez aquele ar colegial e trouxe a mulher sofisticada que muitos esperavam”, diz. O corte com base reta e comprimento de três dedos abaixo do ombro também é levemente desfiado e possui laterais um pouco mais compridas. “O visual fica completo com o contorno em degradé feito de maneira delicada a partir da franja”, ensina o profissional. Para manter o “double long bob” em dia, Ulisses aconselha cortar os fios a cada dois meses.

O acobreado do cabelo da atriz é natural, porém as mechas em tom de mel trouxeram mais leveza à transformação. Para copiar o visual, Ulisses explica que a cor da pele e dos fios influencia. “O cobre consiste em nuances de pigmento dourado em maior escala do que o vermelho, por isso a escolha do tom certo varia de acordo com a cor natural do cabelo. O retoque poderá ser feito a cada 40 dias ou, para quem possui fios brancos, a cada 20 dias”, aconselha.

Make sensual

Com traços marcantes, Marina aprendeu a equilibrar a maquiagem e costuma apostar no clássico olhar esfumado com sombras marrom e preta. Em sua nova fase, ela também passou a usar cores metalizadas e cintilantes, como o azul, quem caem bem em seu tom de pele e cabelo. Para Marcia Val, maquiadora do MG Hair, em São Paulo, a atriz sabe que menos é mais. “Quando pensamos em maquiagem para ruivas, devemos ter em mente um resultado final que evite exageros, como olho e boca escura. É importante escolher qual será o destaque”, diz.

Por ter uma pele clara e com sardas, Marina também evita excesso de produto e adora ter sempre um blush para criar ar de saúde nas maçãs do rosto. Na hora de escolher uma maquiagem marcante, a atriz tem apostado nos lábios vermelhos, que devem ser escuros para não brigar com a cor dos cabelos. O maquiador Elton Thadeu, do Blend Salão de Beleza, em São Paulo, ensina que ela deve evitar batons alaranjados. “Os vermelhos vivos e escuros são mais indicados. Cores como vinho e rosa vibrante também não ficam bem em ruivas, pois podem gerar um excesso de cor”, explica.