Beleza

Pescoço e mãos exigem tanto cuidado quanto o rosto; saiba como tratar áreas

Fotomontagem UOL/Grosby Group
Sarah Jessica Parker e Madonna chamam atenção pelo aspecto envelhecido das mãos Imagem: Fotomontagem UOL/Grosby Group

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

Muitas pessoas tomam todo cuidado com a pele do rosto, mas esquecem das mãos e do pescoço, áreas sensíveis e que têm tanta exposição ao sol e fatores externos quanto a face. Prova disso são os closes das mãos e do pescoço da cantora Madonna, de 55 anos, e da atriz Sara Jessica Parker, de 49, divulgados na internet. As fotos valem como um alerta para quem nunca se lembra de cuidar dessas partes. “Some a isso o envelhecimento natural, que deixa o dorso das mãos mais fino e flácido, com rugas, manchas e veias cada vez mais evidentes”, diz a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro.

E não são só os efeitos naturais que ajudam a diminuir o tônus do pescoço. Atividades comuns do dia a dia contribuem para a sua flacidez e envelhecimento. “Cada movimento que fazemos ao falar ou mastigar, por exemplo, faz com que os músculos da região puxem a pele para baixo, criando linhas horizontais que parecem colares”, afirma o dermatologista Cristiano Kakihara, de São Paulo. Segundo o profissional, o pescoço também pode apresentar excesso de vasos sanguíneos na camada superficial da pele, dando a impressão de que a pessoa ficou horas sob o sol forte; manchas, causadas pela radiação ultravioleta, gravidez, estresse, anticoncepcional ou cosmético; e pequenas lesões, que muita gente acredita serem verrugas. “Na verdade, são pequenos tumores benignos frequentes em pessoas idosas, pardas ou negras”, avisa o médico.

Prevenir é possível
Para exibir mãos jovens e prevenir o envelhecimento precoce, a recomendação é aplicar diariamente (quantas vezes achar necessário) bons hidratantes, como os elaborados com ureia, semente de uva, PCNA e lactato de amônio, combinados com estimuladores de colágeno e filtro solar. “À noite, o hidratante pode ser substituído por um cosmético cremoso e com substâncias sensíveis à luz, entre elas os ácidos retinoico ou glicólico, para prevenir o ressecamento e combater o envelhecimento”, afirma Karla Assed. Caso já haja manchas na pele, a sugestão é investir em um produto despigmentante que, apesar de não apagar o problema, dá uma boa suavizada e evita que piore. Entre as boas pedidas estão os produtos que contêm hidroquinona, vitamina C e ácido kójico.

Já a beleza do pescoço pode ser mantida diariamente com o mesmo filtro solar, sabonete, tônico, hidratante e antirrugas usados no rosto e, uma vez por semana, com esfoliante e máscara facial. “Para quem está na faixa dos 30 anos, recomendo incluir na rotina de cuidados noturnos um creme à base de vitamina C e, a partir dos 40, trocá-lo por um com ácido”, indica a dermatologista Erica Monteiro, da clínica Sthetica, no Rio de Janeiro.

Cuidados diários
Quando o pescoço ou as mãos já apresentam aspecto envelhecido, o ideal é associar o cuidado diário aos tratamentos dermatológicos. Boas opções não faltam. “Há inúmeros lasers para deixar o dorso livre de veias e manchas das mais variadas extensões e profundidades; ultrassom microfocado para combater a flacidez e rugas superficiais, preenchedores que dão conta dos sulcos mais profundos e peelings, que melhoram o aspecto geral das mãos”, lista a dermatologista Karla Assed.

O que a incomoda é o pescoço? “Flacidez, rugas, veias ou manchas podem ser tratadas com sessões de peeling, radiofrequência, infravermelho, ultrassom microfocado, laser ou aplicação de toxina botulínica ou de preenchedores à base de ácido hialurônico”, garante Erica Monteiro. A escolha vai depender de uma série de fatores, entre eles, a intensidade do problema, a sensibilidade à dor,  a disponibilidade de cada pessoa, em quanto tempo deseja ver o resultado e, claro, quanto deseja gastar. Por isso, o ideal é conversar com o dermatologista e decidir qual é o tratamento mais adequado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
do UOL
Beleza
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
BBC
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo