Topo

Em tempos de falta d'água, cabeleireiros dão dicas para cuidar dos fios

7.nov.2014 - Modelo se prepara para desfilar pela TNG, marca que vai encerrar a SPFW - Gabriel Quintão/UOL
7.nov.2014 - Modelo se prepara para desfilar pela TNG, marca que vai encerrar a SPFW Imagem: Gabriel Quintão/UOL

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 20h10

A crise de falta d'água em São Paulo tem atingido o dia a dia da população em vários aspectos e, se algumas das dificuldades envolvem até conseguir tomar banho, não é dificil imaginar que os cabelos também acabam sendo afetados. Para contornar esse problema, os cabelereiros Marco Antônio de Biaggi e Rogério Santana deram algumas dicas de como conseguir lavar menos vezes os fios e estar sempre linda para os compromissos sociais e profissionais.

O primeiro truque é usar produtinhos coringas, como o shampoo a seco e pomada em pó, segundo Marco Antônio. "Os condicionadores a seco também são ótimos para deixar os fios em boas condições", comenta ele, durante a correria da São Paulo Fashion Week. "O cabelo repicado nas pontas também é um tipo de corte que ajuda a prolongar a lavagem. No mais, indico um lindo rabo de cavalo e, pronto, a mulher já está preparada para seu compromisso."

Rogério Santana, que cuidou dos fios das modelos que desfilaram pela 2nd Floor nesta sexta-feira (7), destacou ainda que quem tem cabelos oleosos, antes de apostar em qualquer tipo de xampu ou produto, precisa se manter distante da água quente ao lavar os fios --além de evitar esfregar a raiz com as pontas dos dedos, pois a ação estimula a produção de oleosidade. 

"Com falta de água ou não, sempre digo para a mulher aproveitar ao máximo a oleosidade produzida pela raiz, pois é ela que mantém a estrutura e hidratação deles", comenta. "Não é para sair com o cabelo sujo e oleoso, mas, se vai ficar em casa, evite lavar. Lavar todos os dias não faz bem. E, claro, dá pra economizar tanto em água quanto em xampu."

Acessórios
A atriz Mariana Ximenes nasceu em São Paulo, mas divide sua rotina entre a capital paulista e o Rio de Janeiro. A atriz, que marcou presença no desfile do estilista Alexandre Herchcovitch, nesta quarta-feira (5), ainda aproveitou pra comentar que uma das opções para disfarçar a oleosidade é apostar nos acessórios.

"A dica que eu daria para as mulheres continuarem lindas, neste momento, é investir em acessórios como lenços e faixas para os cabelos. Eles quebram um galho e ficam super estilosos", disse.