Topo

Nove dicas de beleza para cuidar das unhas, pele e cabelos durante o sono

Produtos e dicas podem potencializar cuidados de beleza durante as suas horas de sono - Getty Images
Produtos e dicas podem potencializar cuidados de beleza durante as suas horas de sono Imagem: Getty Images

Mayara Alves

19/11/2014 07h00

Os dias parecem curtos e você não encontra tempo sequer para cuidar da sua beleza? Já pensou em usar as horas de sono para isso? “Durante a noite, são liberados hormônios que facilitam a renovação celular, melhoram a qualidade da pele, cabelos e unhas, e ainda rejuvenescem, como é o caso do hormônio de crescimento, que só pode ser liberado com uma noite agradável de sono profundo”, explica Carla Bortoloto, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC). Além disso, existem produtos que podem potencializar sua beleza nesse horário. Veja, abaixo, algumas dicas.

1) Sono de qualidade
Primeiro, é preciso se atentar para que esse sono seja realmente revigorante e aja a seu favor. Tente relaxar ao máximo, evite bebidas alcoólicas ou café antes de se deitar ou estímulos intensos à noite, pois tudo isso pode contribuir para um sono agitado. Uma dica valiosa é beber  500ml de água antes de dormir, pois ela que ajuda a manter o corpo todo hidratado e, assim, os cosméticos agem com mais eficácia. “Na hora de escolher a roupa de cama, dê preferência por tecidos macios, que não marquem a pele para que ela não permaneça por horas com vincos gerados pelo tecido do travesseiro”, recomenda o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica.

2) Respeite o horário de uso dos cosméticos
Seja para cabelos, unhas ou pele, é importante ficar atenta aos produtos que têm recomendação para serem usados à noite. Eles não devem ser usados durante o dia. Isso porque, como explica Carla, geralmente, esses produtos possuem ativos que são fotossensíveis. Ou seja, em contato com luz visível ou luz solar, podem ser inativados ou até causar alguns problemas, como queimaduras ou piora das manchas. Pela manhã, é importante limpar bem a pele para retirar todo o produto e aplicar o próprio para o dia, acompanhado de seu protetor solar.

3) Lábios ultramacios
Durante o dia, a exposição solar, a ingestão de alimentos e a aplicação de batom desgasta os lábios e não permitem que eles se mantenham 100% hidratados. Por isso, é importante potencializar o tratamento durante a noite. “Use hidratantes específicos para a região, que apresentam em sua fórmula elementos como d-panthenol, ceramidas, óleos essenciais e vitamina E. Assim, ao acordar, o aspecto dos lábios será saudável e bem hidratado”, explica Carla. Procure produtos em veículos que tenham maior quantidade de óleo ou em pomada, pois, assim, ajuda na absorção dos ativos.

4) Unhas bem cuidadas
Nos dias em que você estiver sem esmalte, a dica é aplicar, antes de dormir, as opções de esmaltes aquosos que são próprias para serem usadas durante o sono. Esses esmaltes têm ativos hidratantes potentes que aumentam a sua absorção durante toda noite. Já para quem está com as unhas pintadas, a recomendação do dermatologista Adriano Almeida é usar ceras próprias para a região, que promovem hidratação para as unhas e cutículas. O bom de aplicar esses produtos à noite é o grande período em que os ativos estarão trabalhando a seu favor, pois é só nesse momento que as mãos não são lavadas toda hora.

5) Pele hidratada
A gente sabe que todas as regiões do corpo devem ser tratadas diariamente. Mas, mais do que aplicar cosméticos pela manhã, o período noturno é o melhor momento para a pele receber os produtos. “Aplicar um creme hidratante ou com ativos anticelulite e antiestrias é ótimo, pois ele não é retirado pela aderência com a roupa do dia a dia. Por isso, após o banho, utilize um creme para cada região específica, aguarde um momento e depois coloque sua roupa mais leve para dormir, para que o produto seja totalmente absorvido”, ensina Carla.

6) Áreas ressecadas
Pés, mãos, joelhos, cotovelos... Geralmente, essas regiões possuem a pele mais seca por sofrerem muito atrito no dia a dia e não terem alta produção natural de óleo. Nesses casos, a recomendação de Bortoloto é aplicar um hidratante poderoso e, em seguida, envolver a área com papel filme e só retirá-lo pela manhã. O truque potencializa ainda mais a ação do creme.

7) Um acalento para peles sensíveis
Se você é do time das peles sensíveis, saiba que usar produtos com substâncias calmantes e regeneradoras durante a noite, segundo Bortoloto, é uma ótima pedida. Afinal, o repouso é um momento em que a pele para de receber estímulos sensibilizantes e pode se concentrar apenas em se recuperar para o próximo dia. Invista em produtos com extrato de camomila ou de chá verde.

8) Tratamentos para o rosto
Se você é adepta de tratamentos para tirar manchas e com ação anti-idade, o período noturno é o melhor para potencializá-los. “No caso das manchas, ativos como hidroquinona, ácido retinóico e ácido glicólico são os mais recomendados”, aconselha Carla. Isso porque, os ácidos podem trabalhar tranquilamente em prol da sua pele sem a intervenção solar, que é prejudicial quando combinada com eles.

9) Cabelo em dia
Falta de tempo não é mais desculpa para não cuidar dos fios. “Até porque, em repouso, os fios param de receber agressões à sua estrutura como vento, poluição e penteados, que os deixam mais aptos a receber melhor os produtos de tratamento”, explica Bortoloto. Alguns produtos são próprios para esse período e têm uma película mais leve que os diurnos, o que facilita sua penetração dos fios.