Topo

Sete atitudes que você deve evitar para não estimular a acne adulta

Carol Salles

Do UOL, em São Paulo

09/12/2014 19h24

Mesmo quem não teve acne na adolescência não está livre desse pequeno pesadelo de beleza na fase adulta. Acredite, ele pode aparecer em qualquer época da vida e é bem comum após os 25 anos. “Clinicamente, não há diferença entre as duas. No entanto, uma característica da acne adulta é que ela aparece, principalmente, na região da mandíbula, pescoço e bochechas”, diz a dermatologista Carla Bortoloto, de São Paulo.

A culpa das erupções fora de hora, basicamente, é dos desequilíbrios hormonais --mais especificamente produções exageradas de hormônios masculinos. São comuns no período pré-menstrual, por exemplo, e em portadoras da síndrome do ovário policístico. Mesmo que você nunca tenha sido diagnosticada com a doença, se tem acne recorrente, é bom ficar atenta. “Existe uma forma branda, a chamada síndrome incompleta, que não é avaliada com exames de sangue ou imagens”, esclarece o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.

Além das questões de saúde, existem hábitos comuns do nosso dia a dia que podem causar a acne adulta ou mesmo agravar o caso. Para começar a amenizar os efeitos e tratá-los, listamos, abaixo, sete deles para você abolir da rotina o quando antes.

1) Usar muitos cosméticos ao mesmo tempo
Lançar mão de uma variedade enorme de ativos, ainda que o objetivo seja se livrar da acne, desequilibra a pele. “Essa atitude pode induzir uma reação inflamatória por produtos químicos que irritam as glândulas sebáceas”, explica a dermatologista Juliana Carnevale, do Rio de Janeiro. Evite também usar os produtos errados. Os muito oleosos ou, ao contrário, os que ressecam a pele em demasia, estimulam a produção de sebo, levando ao surgimento da acne.

2) Dormir de maquiagem
Isso todo mundo sabe, mas, no dia a dia, quem é que nunca esqueceu ou ficou com preguiça de tirá-la? A maquiagem obstrui os poros, impedindo que a pele se regenere durante o sono, além de facilitar o aparecimento de inflamações.

3) Tomar muito sol
Calor, suor e umidade do ar estimulam a atividade das glândulas sebáceas, levando ao aparecimento de espinhas. Esse tipo de acne é tão comum que tem até nome: acne estival. O  jeito é se proteger o máximo possível desse trio.

4) Tomar certos suplementos
Alguns deles, especificamente os que visam melhorar o ganho de massa magra, são comuns entre os adeptos da malhação. O problema é que eles contêm precursores de hormônios masculinos, que podem causar a acne em mulheres. Entre os mais comuns estão o Tribulus, a mucuna e a vitamina B12.

5) Se alimentar mal
A dieta tem papel primário na saúde da pele. E, ao contrário do que possa parecer, não basta evitar alimentos gordurosos para se ter uma pele de bebê. O problema, segundo Volpe, são alimentos com alto índice glicêmico, aqueles que estimulam a liberação rápida de insulina (hormônio inflamatório). Dentre esses alimentos industrializados, farinhas brancas, açúcares e até algumas frutas como melancia, banana e manga.

6) Não lavar os pincéis de maquiagem
Mal conservados, eles se tornam campo fértil para a proliferação de bactérias, que entram no folículo piloso, chegam até a glândula sebácea e causam uma inflamação. Já reparou também que alguns cremes de rosto vêm com uma espécie de espátula pequena? É para evitar que o consumidor coloque o dedo dentro do pote na hora de aplicar o produto, contaminando seu conteúdo.

7) Esfoliar em excesso
Para quem tem acne, a esfoliação pode parecer uma boa saída para se livrar logo das espinhas. No entanto, o efeito é exatamente o contrário: quanto mais se esfolia, mais a pele é estimulada a produzir sebo. Por isso, evite esfoliar áreas com espinhas e, se tem tendência à acne, restrinja a prática a poucas vezes no mês.