Topo

Currículo da beleza: Adriana Birolli muda visual para viver cada personagem

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

15/12/2014 07h00Atualizada em 07/01/2015 16h21

Dona de traços marcantes, a atriz Adriana Birolli sempre sustentou longos cachos castanhos que a deixavam com um ar sensual e romântico. Contudo, para a segunda fase da novela “Império”, da Rede Globo, a atriz passou por uma transformação e ganhou um corte mais moderno e coloração nos fios. O resultado virou um dos looks mais procurados nos salões de beleza do país e a ajudou a manter a posição de porta-voz de uma grande marca de cosméticos.

O novo curto

Inspirado no cabelo icônico de Jennifer Aniston na série “Friends”, o corte de Adriana, com franja lateral na altura dos lábios e muitas camadas, suavizou os traços fortes da atriz e deixou seus olhos azuis em evidência. Nessa nova fase, Adriana tem investido em fios lisos, porém, o corte é versátil e também combina com suas mechas naturalmente cacheadas. Outro ponto-chave do visual são as mechas em tons de dourado e mel, que costumam funcionar para a pele das brasileiras.

O look feito a pedido do autor Aguinaldo Silva e executado pela equipe do salão M.G. Hair, em São Paulo, pede manutenção para que os fios com coloração não desbotem. “Para manter a cor e o brilho, é necessário hidratá-los, no mínimo, a cada quinze dias. Quem possui cabelo loiro perde nutrientes com mais facilidade e o recomendado é usar xampu e máscara de tratamento para fios loiros e, se possível, intercalar com reconstrução no salão”, sugere Day Marques, cabeleireira do Hi Salão, em São Paulo.

Antes da mudança, Adriana ficou conhecida com seu cabelos compridos e encaracolados, que também funcionavam para harmonizar seu rosto anguloso. “O cacheado volumoso e definido da atriz disfarçava sua face alongada, criando uma expressão mais suave”, diz a profissional.

Maquiagem com truques

Os olhos azuis são a marca registrada da atriz e, para valorizá-los ainda mais, um olhar esfumado e marcado vira aposta certeira. “Tons fechados, não necessariamente o preto, funcionam para destacar os olhos de Adriana”, explica Marcia Val, maquiadora do Hi Salão, em São Paulo. Entretanto, o fato de ela ter bolsas na região de olheira pede cuidado na hora de marcar os cílios inferiores. “É importante evitar o uso de sombras e lápis na região e deixar a linha d’água e os cílios inferiores naturais, para não evidenciar o problema”, ensina Márcia.

Para suavizar o rosto anguloso, a maquiadora revela os truques da atriz: “escurecer as extremidades do rosto, como testa e queixo, e as laterais do osso do nariz ajudam a criar uma expressão mais fina e leve”, diz. Na hora de ousar, Adriana usa batons vibrantes, que valorizam seus lábios bem desenhados. “Tons de vermelho escuro e rosa valorizam seu tom de pele”, explica a profissional. Outro ponto importante é evitar exageros. “Com traços fortes, a atriz sabe equilibrar a maquiagem, escolhendo entre investir nos olhos ou na boca”, diz Márcia.