Topo

Veja dicas e produtos que te ajudam a não chegar branquela na praia

Simone Ota

Do UOL, em São Paulo

21/12/2014 07h00

Em sua próxima viagem à praia, inclua nos preparativos os cuidados com a pele. Isso mesmo, dá para se preparar antes e garantir resultados mais satisfatório com o sol. Afinal, quem gosta de chegar na praia com aquela corzinha sem graça de quem passou meses trabalhando no escritório? Hidratando a pele corretamente, suas células estarão preparadas para fazer o bronze durar mais.

Veja, a seguir, algumas dicas certeira:

Comece a usar um autobronzeador
A magia deste cosmético está na di-hidroxiacetona (DHA), elemento que ao entrar em contato com a queratina da pele produz uma substância de coloração marrom-dourada chamada meloidina. Mas, para que ninguém perceba o truque, é necessário espalhar bem o produto e repetir a aplicação no tempo certo. Comece a usar um mês antes de chegar à praia e até alcançar a cor desejada. “Vale ressaltar que o cosmético tem um limite de pigmentação. Se as muito branquinhas, por exemplo, insistirem na aplicação, correm o risco de ficar alaranjadas”, avisa a dermatologista Daniela Lemes, diretora médica da DL Dermatologia e Laser, no Rio de Janeiro. Regra geral, para adquirir uma cor bonita: quem tem a pele clara-rosada como a da apresentadora Angélica pode aplicar o autobronzeador por cinco dias consecutivos. Quem sua pele for clara como a da atriz Leandra Leal, por três dias. Já as  morena-claras como a atriz Andreia Horta, o indicado é um dia sim e outro não. Por fim, as morenas como a atriz Giovanna Antonelli, que devem aplicar por apenas dois dias seguidos. Passado esse período, começa a fase da manutenção em que, seja qual for o tom da sua pele, basta aplicar o autobronzeador uma vez por semana.

Passo a passo
A primeira etapa é a esfoliação, que deve ser feita antes de aplicar o autobronzeador pela primeira vez. Use produtos específicos ou receitas caseiras de sua preferência. Para começar a aplicar, use luvas cirúrgicas para que suas mãos não fiquem manchadas. “Após aplicar o produto espere secar conforme as instruções da embalagem antes de se vestir. Se mesmo tomando essas precauções a pele ficar manchada, comece a tomar banho utilizando bucha vegetal e intensifique a quantidade de esfoliações. Isso vai fazer com que a pele desbote e volte ao tom normal”, diz a dermatologista Daniela Lemes.

Se tiver pressa, opte pelo bronzeamento a jato
Nada de confundir a técnica com a câmara de bronzeamento, que está proibida devido ao risco de provocar câncer. Já o bronzeamento a jato está liberado porque segue o mesmo princípio do autobronzeador, com a diferença de que o líquido é pulverizado com a ajuda de um compressor de ar.  O efeito dura dez dias e a sessão custa, em média, R$ 180.

Aumente o consumo de alimentos coloridos
A explicação é simples. Segundo a nutricionista Talita Custodio Ferraz, de São Paulo, “as hortaliças amarelas, alaranjadas e verde-escuras, como damasco, espinafre, abóbora e cenoura, são ricas em betacaroteno que, no organismo, se transforma em vitamina A e tem papel importante na formação da melanina, pigmento que dá cor e protege contra os raios ultravioletas”. Inclua essa listinha na dieta, pelo menos, 30 dias antes de ir à praia.

Avalie a necessidade de tomar cápsulas antioxidantes
Elas não bronzeiam a pele, mas podem acelerar o processo e fazer com que a cor dure mais, dependendo da composição. “Três meses antes da exposição ao sol, costumo prescrever cápsulas à base de betacaroteno e antioxidantes. Assim, o bronzeado fica mais uniforme e duradouro”, diz a médica Sara Bragança, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Cuide da hidratação por dentro e por fora
Isso significa beber cerca de dois litros de água por dia e caprichar na aplicação de creme hidratante no rosto e no corpo. “O cosmético não só melhora o aspecto geral da pele como previne a descamação”, diz o dermatologista Marcelo Grigório, de São Paulo. O ideal é que, para o dia, você use um hidratante à base de ceramidas, ômegas 3 e 6, ácido hialurônico ou aquaporine, pois atraem água para dentro das células. Para a noite, outro com ativos antioxidantes, como as vitaminas C e E, que contra-atacam os radicais livres.

Use protetor solar
Só assim para não manchar durante a fase que estiver usando o autobronzeador ou o bronzeamento a jato, e não correr o risco de descamar, ficar vermelha ou ardida quando estiver na praia. Isso sem contar a redução do risco de ter câncer de pele e de garantir um bronzeado bonito, uniforme e duradouro.