Beleza

Seis rituais de beleza para fazer no último dia do ano e repor as energias

iStock
Invista em rituais de beleza e comece o ano com as energias recarregadas Imagem: iStock

Isabela Leal

Do UOL, em São Paulo

31/12/2014 07h20

Cuidar da beleza já é uma delícia, agora imagine agregar benefícios de bem-estar, energia, renovação, frescor e relaxamento a esses momentos de cuidado. Essa é a proposta do UOL Beleza para o último dia do ano: recarregar as energias com um banho diferente, uma máscara relaxante e regeneradora, e outros pequenos rituais de beleza agradáveis e eficazes para purificar, limpar e revigorar a pele do rosto e corpo.

“Quando chega o final do ano, estamos muito cansados. A vibração fica baixa e as tarefas, acumuladas, gerando ansiedade e estresse. Por isso, precisamos de um tempo para nos revitalizarmos”, diz a aromaterapeuta Samia Maluf, de São Paulo. E continua: “Minha dica é apostar nos óleos essenciais e vegetais, poderosos aliados, pois atuam tanto no bem-estar psíquico quanto na estética”.

Mas outra solução é tomar um banho longo, com os produtos e aromas preferidos. “É importante estimular os sentidos. Em sua casa, utilize os recursos que tiver à mão para deixar o ambiente acolhedor: acenda velas, incenso, decore com flores, coloque uma música que transmita boas energias e deixe exalar um chá aromático, como hortelã ou erva-doce. Desligue-se do mundo lá fora e se entregue ao momento”, aconselha a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo.

A seguir, conheça sete sugestões de rituais caseiros simples, que podem ser feitos com ingredientes disponíveis em supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais.

1) Automassagem ayurvédica: a abhyanga é uma terapia do Ayurveda e significa oleação. O ritual nutre o corpo, acalma a mente, rejuvenesce a pele, tonifica os músculos e elimina impurezas.

- Como fazer: aqueça, em banho-maria, óleo de gergelim prensado a frio. Antes do banho, massageie esse óleo no corpo todo com as palmas das mãos --da cabeça até os pés. Passe mais tempo massageando a cabeça do que as outras partes do corpo. Após massagear o corpo todo, espere alguns minutos para entrar na ducha e tome seu banho habitual. Fonte: Verena Garcia, consultora do Spa Pandora - Unique Garden Hotel & Spa, de Mairiporã, no interior de São Paulo.

2) Esfoliante energizante: para começar 2015 com a energia positiva em alta, nada melhor que o manjericão, uma erva poderosa para combater energias negativas e que ainda contém vitamina K, bactericida e ativos que auxiliam no combate ao estresse, por sua ação calmante. O sal também é muito usado para energizar e seus grânulos deixam a pele macia e sedosa. Para completar, inclua água do arroz, que contém ácido kójico, um eficaz ativo clareador.

- Como fazer: em um recipiente, adicione uma colher de sopa de água de arroz, extraída da água que você lava o arroz, antes de refogar, três folhas de manjericão maceradas em um pilão e uma colher de chá de sal de cozinha. Misture e aplique sobre a face, fazendo movimentos circulares suaves. Após uns dois minutos, retire com água corrente. Fonte: Natasha Rivero, Esteticista do Auraclara Centro Integrado de Bem Estar, São Paulo.

3) Escalda pés: o velho e bom hábito das avós continua valendo e tem grande poder de relaxar o corpo e acalmar a mente.

- Como fazer: em uma bacia que caiba seus pés, despeje água quente e um punhado de sal grosso que, além de reorganizar as células, proporcionará uma leve massagem na sola dos pés. Permaneça com os pés na água até que esfrie. Fonte: Verena Garcia, consultora do Spa Pandora - Unique Garden Hotel & Spa, de Mairiporã, no interior de São Paulo.

4) Banho aromático de ervas: transforme o chuveiro em uma fonte de energia natural. Um banho de ervas traz frescor e o contado delas com a pele promove uma esfoliação delicada e extremamente relaxante.

- Como fazer: reserve duas colheres de sopa de erva-doce, duas colheres de sopa de alfazema, duas colheres de sopa de alecrim e cinco folhas de manjericão. Coloque as ervas em um saco ou retalho de tecido como se fosse um sachê e amarre essa trouxinha com uma fita na saída de água do chuveiro para que seu banho habitual seja aromático. Para banheira, você pode fazer dois ou três sachês, deixar na água e relaxar. Depois desse banho relaxante, abra o sachê, pegue as ervas e misture-as a um sabonete líquido corporal de sua preferência e esfolie o corpo delicadamente.  Em seguida, aplique um hidratante ou loção adequados para o seu tipo de pele. Fonte: Natasha Rivero, Esteticista do Auraclara Centro Integrado de Bem Estar, São Paulo.

5) Sabonete caseiro para limpar as energias negativas: para que o caminho se abra para boas e novas vibrações, é preciso fazer uma limpeza e eliminar as energias negativas. Essa higiene física, aliada aos benefícios da aromaterapia, promete limpar, também, a alma e a parte psíquica.

- Como fazer: em um recipiente de vidro e em banho-maria, derreta 100 g de glicerina para sabonete. Desligue o fogo e acrescente dez gotas de óleo essencial de alecrim, dez gotas de óleo essencial de junípero e dez gotas de óleo essencial de manjerona e misture. Coloque em formas de sabonete e espere ficar consistente. Desenforme e utilize para tomar banho. Fonte: Samia Maluf, aromaterapeuta de São Paulo.

6) Máscara de rosas: a água de rosas é hidratante e o amido de milho, descongestionante. A combinação dos dois deixa a pele esticadinha e pode ser usada depois do sol para acalmar a cútis.

- Como fazer: faça um chá com as pétalas de quatro rosas brancas --basta acrescentar água quente e deixar descansando por 10 minutos. Coe. Dissolva uma colher de sopa de amido de milho em um pouquinho dessa água de rosas para diluir e, em seguida, acrescente ¾ de xícara de café da água de rosas. Misture tudo muito bem e deixe esfriar em um prato, depois aplique sobre a pele do rosto ou corpo com movimentos ascendentes. Deixe secar por 15 minutos e lave com água corrente. Fonte: Roseli Siqueira, do Centro Integrado de Estética que leva seu nome, em São Paulo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Sah Oliveira
do UOL
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Sah Oliveira
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
Tudo Beleza
Tudo Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Sah Oliveira
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Topo