Topo

Saiba quais itens de make você jamais deve pegar emprestado ou compartilhar

iStock
Imagem: iStock

Shâmia Salem

Do UOL, em São Paulo

08/06/2015 07h00

Difícil encontrar alguém que nunca tenha emprestado lápis de olhos, batom, máscara para cílios ou qualquer outro produto ou acessório de maquiagem de uma tia, colega de trabalho ou um maquiador profissional. Apesar disso, especialistas alertam que a prática deve ser evitada, inclusive entre mães e filhas, por causa do risco de contaminação por micro-organismos. Levando o exemplo ao extremo, há o recente drama de uma jovem australiana que ficou paraplégica por causa de uma infecção  que pode ter adquirido ao usar um pincel emprestado para cobrir uma espinha com base.

A dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí, em São Paulo, tranquiliza afirmando que é impossível saber como a bactéria foi contraída. “Entramos em contato com micro-organismos o tempo todo. Além disso, o organismo possui um sistema de defesa contra eles”, esclarece a profissional. Entretanto, a médica lembra que há outros problemas bastante comuns e até perigosos provocados pelo uso compartilhado da maquiagem.

Quando não der para evitar
Caso não haja saída e você precise se submeter ao make, pincéis e esponjas de outras pessoas, remova assim que possível a pintura do rosto com demaquilante. “Outra dica é passar álcool gel nos pinceis antes de aplicá-los”, ensina Valéria Campos. Segundo ela, lábios secos e ressecados são mais suscetíveis a infecções, por isso, mantenha-os hidratados. “Quanto aos olhos, o mau hábito de coçá-los diminui sua resistência natural. Assim, ao invés de usar as mãos, opte por um lenço e com a máxima delicadeza”, ensina a especialista.