Topo

Mulheres estão maquiando metade do rosto por "direito de serem vaidosas"

Do UOL, em São Paulo

24/06/2015 15h55

Usar ou não maquiagem? Em uma época em que propagandas e revistas são criticadas por mostrarem uma beleza longe da natural, algumas mulheres estão maquiando apenas uma parte do rosto para protestar pelo direito de serem vaidosas. 

Fãs de maquiagem estão publicando selfies sob a hashtag "The Power of Make Up" ("O Poder da Maquiagem", em inglês). De acordo com estas internautas, elas são alvo de críticas por se interessarem pelo assunto e por gostarem de publicar fotos de suas produções --em defesa, argumentam que o uso de comésticos é uma forma de se sentirem empoderadas. 

A ação ganhou mais força há uma semana quando a vlogueira Nikkie, cujo canal do YouTube NikkieTutorials tem mais de 1,2 milhões de inscritos, fez um passo a passo maquiando apenas metade do rosto. Desde então, mulheres de vários países, como EUA, Holanda e Inglaterra, participaram do movimento. 

Algumas pessoas mais críticas acham que as adeptas estão indo na contramão do movimento pela beleza natural, mas elas deixam claro que o importante é a mulher ser livre para gostar de maquiagem ou não.