Beleza

Temperaturas frias causam ressecamento e vermelhidão no rosto; saiba tratar

Getty Images
Saiba como evitar a vermelhidão na pele durante o inverno imagem: Getty Images

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

Se no verão é preciso estar sempre atento às altas temperaturas e cuidar para que os raios solares não prejudiquem a pele com queimaduras, no inverno não é diferente. O tempo frio pode prejudicar o rosto, causando vermelhidão e sensação incômoda.

Além disso, algumas doenças crônicas também podem ser agravadas pela queda de temperatura, o que requer cautela redobrada com a cútis na estação. Para falar sobre o assunto, o UOL Beleza conversou com especialistas que dão dicas de cuidados para a pele na estação mais fria do ano.

Causas da vermelhidão
A diminuição dos termômetros está entre as principais causas da vermelhidão, que ressecam a área do rosto. "As baixas temperaturas diminuem a transpiração corporal, o que deixa a pele ainda mais seca e pode piorar com os banhos quentes e uso inadequado de sabonetes, que destroem a camada de gordura protetora. Tudo isso pode causar irritação e enrubescimento da pele", explica a Dra. Michele Haikal, dermatologista de São Paulo.

Além disso, ainda há o incômodo estético. "O ressecamento leva a um aspecto envelhecido, de uma pele quebrada, não tratada", acrescenta Dra. Michele.

O tempo frio também pode abrir a porta do organismo para patologias. "Durante o inverno, algumas doenças podem ser exacerbadas por causa do ressecamento da pele, como a dermatite atópica, a dermatite seborreica e a psoríase", explica Dra. Nicole Perim, dermatologista assessora da Diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Hora do creme
Por isso, a hidratação da área deve ser intensificada, principalmente em peles secas, que sentem mais os efeitos do frio. De acordo com a Dra. Michele, o uso de cremes é importante e deve ser feito duas vezes ao dia. "Os hidratantes aumentam a maciez, melhoram a textura e flexibilidade da pele e criam uma barreira protetora contra agentes externos, como o vento e frio", completa a Dra. Silvia de Mello, dermatologista da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Entretanto, é bom estar atento ao tipo de pele para usar o produto adequado. "Todos os tipos de pele precisam de hidratação, até a oleosa. A diferença é a escolha certa do produto que deve ser usado. Quem tiver pele oleosa, por exemplo, é indicado que procure por produtos oil free", indica Dra. Nicole Perim.

O uso de protetor solar também é imprescindível em qualquer estação do ano, já que os efeitos do sol podem ser sentidos não só no verão. "O filtro solar é essencial tanto para o rosto quanto para o corpo no inverno, um item que não pode faltar no nécessaire", completa.

Bebeu água?
Beber bastante água, hábito que muitas vezes é diminuído no inverno, ajuda a manter a pele saudável e hidratada, e serve também como prevenção aos problemas de ressecamento e vermelhidão.

"O ressecamento, a descamação e a irritação da pele pioram quando o paciente deixa de beber água no inverno, por sentir menos sede. O ideal é manter uma ingestão de líquidos adequada", conta Dra Michele. O indicado é que sejam ingeridos, em média, dois litros de água diários.

Além disso, quando o motivo da vermelhidão é o ressecamento pela queda de temperatura, pode haver prevenção. "Fora hidratar bem a pele e manter a ingestão de líquidos aumentada, deve-se usar a água apenas morna no banho, sem ser quente demais", aconselha Dra. Michele.

Já os casos de doenças de pele, como a psoríase e as dermatites, devem ser acompanhados por um profissional que possa indicar o melhor tipo de tratamento para cada um. "Sugiro às pessoas que procurem um dermatologista, pois somente um profissional poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor procedimento, já que um tratamento inadequado poderá irritar muito a pele e trazer um incômodo importante", finaliza a Dra. Silvia.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
do UOL
Beleza
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
BBC
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
BBC
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Topo