Topo

Tutorial de beleza pede banimento de venda de ácido concentrado na Índia

A sobrevivente de ataque com ácido Reshma é quem estrela o tutorial - Reprodução/still - Reprodução/still
Imagem: Reprodução/still

Do UOL, em São Paulo

01/09/2015 16h47

Quando Reshma, uma sobrevivente de ataque de ácido, começa a explicar como conseguir "lábios vermelhos perfeitos", a gente até pode achar que é apenas mais um tutorial de beleza. Mas o vídeo fala de algo muito sério: a fácil venda de ácidos concentrados. 

Reshma faz o passo a passo completo, incluindo esfoliação dos lábios com escova de dentes, hidratante labial, lápis para fazer contorno e o batom vermelho. Mas, perto do fim, a sobrevivente faz um alerta: "Você vai achar um batom vermelho facilmente no mercado, assim como ácido concentrado. Por isso uma garota se torna, todo dia, vítima de um ataque com ácido". 

O vídeo, feito pela iniciativa Make Love Not Scars ("Faça amor, não cicatrizes", em tradução literal), divulga um abaixo-assinado exigindo o banimento da venda de ácido a pessoas comuns na Índia. Segundo uma carta enviada pela organização às autoridades, o país tem 1 mil ataques com o produto por ano. Desde 2012, o número de agressões cresceu 250% de 2012 até 2014, sendo que 90% das vítimas são mulheres. Uma das causas de tantos ataques seria o fácil acesso ao ácido concentrado.