Beleza

Até Silvio Santos já fez; aumenta procura de homens por cirurgia plástica

Getty Images/Divulgação
Sylvester Stallone, Silvio Santos e John Travolta são alguns dos homens famosos que já caíram na faca Imagem: Getty Images/Divulgação

Mayara Neves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2015 07h00

Não são só as mulheres que caem na faca em busca de um retoque no corpo ou de um efeito rejuvenescedor. Os homens também. Silvio Santos, Sylvester Stallone e John Travolta são apenas alguns exemplos famosos de rapazes que foram atrás de uma cirurgia plástica. E, mesmo as mulheres ainda sendo a maioria nos consultórios, os homens estão cada vez mais interessados nos procedimentos.

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), aumentou em 30% o número de integrantes da ala masculina que buscaram uma intervenção estética apenas nos últimos cinco anos. Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), por sua vez, deu conta que 119 mil das 650 mil cirurgias feitas no ano passado tinham homens como pacientes.

O crescimento do público é reflexo da diminuição do tabu relacionada à vaidade masculina. “Cada vez mais eles se valorizam e investem em saúde, imagem e bem-estar”, diz o cirurgião plástico Francisco Alionis Neto.

E a pressão das companheiras ou companheiros não tem nada a ver com a busca por uma aparência melhor. É tudo uma questão de autoestima. De acordo com David Lerner, diretor da clínica Esbeltique, os procedimentos são motivados por algo que incomoda o próprio paciente e não por exigência dos outros.

Ainda assim, muitas vezes os procedimentos são mantidos em segredo para amigos e familiares. Ou mesmo que todos saibam, o assunto é evitado. “Tem homens que ainda carregam um certo preconceito e vergonha por quererem cuidar mais de si mesmos”, explica Cristiane Moraes Pertusi, psicóloga especialista em desenvolvimento humano.

Os procedimentos mais procurados pelos homens

  • Lipoaspiração

    Cirurgia que retira a gordura localizada, que, nos homens, é mais recorrente na região do abdômen e cintura.

  • Rinoplastia

    A conhecida como cirurgia no nariz, que pode diminuir, aumentar ou modificar o formato dele. "Em geral, eles a procuram para conquistar um nariz menor e menos proeminente", conta Barbosa.

  • Blefaroplastia

    Retirada de excesso de pele e gordura das pálpebras caídas, suavizando olheiras e sinais de cansaço.

  • Ginecomastia

    É popularmente conhecida como redução de mamas e consiste na correção das mamas que sofreram crescimento anormal.

  • Mentoplastia

    Cirurgia plástica que remodela o queixo e o contorno do rosto com o auxílio de próteses de silicone, alterando o formato do queixo do homem.

  • Otoplastia

    Geralmente feita por homens entre 18 e 25 anos, ela corrige a conhecida como "orelha de abano".

  • Aplicação de botox

    Procedimento não invasivo em que são aplicadas injeções da toxina botulínica no músculo para combater rugas.

  • Lifting Facial

    Atenua sinais de envelhecimento do rosto e pescoço. Procedimento muito procurado por homens acima dos 45 anos.

  • Procedimentos inusitados

    Mesmo em menor quantidade, procedimentos como prótese glútea e prótese em músculos, como bíceps e panturrilhas, também são procurados pela ala masculina, de acordo com Alionis.

Quem são eles?
O perfil dos pacientes varia bastante. Problemas como bolsas nos olhos e papadas são reclamações de homens com mais de 45 anos e em plena atividade profissional ou que usam terno e gravata. “Eles contam que os colegas comentam que estão com cara de cansados ou de que beberam muito”, conta Bárbara Machado, chefe da equipe médica da clínica Ivo Pitanguy.

A retirada de gorduras laterais e abdominais é muito procurada por homens que se preocupam com o corpo e praticam atividades físicas. Já a ginecomastia é comum desde a adolescência e é muito importante para os mais retraídos socialmente, por se incomodarem com o volume na região do peito, e que querem voltar às atividades normais, como ir à praia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog do Rodrigo Cintra
Blog Luciana Bugni
Beleza e maternidade
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Erika Bronze
Blog Luciana Bugni
Blog do Rodrigo Cintra
Da cor do Brasil
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Luciana Bugni
Topo