Topo

Desfile de Valentino com modelos brancas com tranças causa polêmica na web

Modelos brancas desfilaram pela Valentino usando tranças embutidas em coleção inspirada na África - AFP
Modelos brancas desfilaram pela Valentino usando tranças embutidas em coleção inspirada na África Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 12h35

Valentino subiu, nesta terça-feira (6), na passarela de Paris com uma coleção para o Verão 2016 inspirada na África. A apresentação, no entanto, foi bastante criticada na internet por ter sido estrelada, em sua grande maioria, por modelos brancas. 

De acordo com o site "E! Online", menos das 10 garotas que estiveram na passarela tinham a pele mais escura. Assim, internautas acusaram a grife de apropriação cultural, já que a Valentino mostrou modelos brancas usando tranças e dreadlocks, penteados ligados à cultura negra.

"Valentino está fazendo um desfile inspirado no estilo/história da África e as modelos são predominantemente brancas. Como pôde?", escreveu um internauta no Twitter. "'Inspirado na África'... o continente? Com mais de 50 países? Conte-nos mais, Valentino", completou outra usuária da rede social. 

Em sua conta o Instagram, a Valentino usou expressões como "primitiva" e "tribal" para descrever a coleção. A marca, no entanto, ainda não se pronunciou sobre as críticas. 

O desfile chamou a atenção pouco tempo depois de polêmica na Semana de Moda de Nova York, em que a pequena presença de modelos negras nas passarelas virou assunto de discussão.