Topo

Relax fresquinho: conheça 5 massagens indicadas para os dias quentes

A drenagem linfática pode ajudar a aliviar o desconforto por conta do calor - Júnior Lago/UOL
A drenagem linfática pode ajudar a aliviar o desconforto por conta do calor Imagem: Júnior Lago/UOL

Cecília Pabst

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2015 12h47

Nem todas as massagens são indicadas para os dias de calor. Mesmo que sejam funcionais ou próprias para relaxamento, as pedras quentes e os diversos usos para a cera de vela, por exemplo, causam certo desconforto por causa da temperatura. Por isso, óleos de frutas cítricas, chás gelados, sprays florais e ervas refrescantes entram em ação e fazem sucesso na temporada.

Na lista das massagens mais procuradas estão as modeladoras e linfáticas. “Elas auxiliam na redução de medidas, eliminam o excesso de água, o inchaço, e ainda preparam a pele e o corpo para o calor”, afirma a cosmetóloga Roseli Siqueira, conhecida por atender famosas como a atriz Guilhermina Guinle e a modelo Izabel Goulart em sua clínica, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

A pedido do UOL Beleza, especialistas explicam como funcionam as massagens mais procuradas durante os dias quentes:

Drenagem Linfática 
Entre os benefícios da drenagem linfática estão o relaxamento, a diminuição da retenção de líquidos e a melhora da circulação sanguínea. “Com manobras específicas, pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, todo o metabolismo é ativado e isso alivia o desconforto por conta do calor”, explica Marina Amaral, sócia-proprietária do spa Auraclara, localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Já a geleia refrescante também pode ajudar: “ela é colocada em um recipiente com gelo, se é encontrado algum nódulo de tensão, a mistura pode ser usada para aliviar a massagem. O produto que leva menta e eucalipto, por exemplo, age como anti-inflamatório”, explica Daiany Safra, terapeuta sênior do Lush Spa, localizado na região dos Jardins, em São Paulo.

Massagem modeladora 
A massagem modeladora começa com uma drenagem linfática e, depois, é associada com manobras específicas que ajudam a relaxar. Mas o foco é reduzir medidas da silhueta. Além de conquistar um corpo mais torneado, ela também pode ser refrescante e proporcionar momentos prazerosos. “Quando está calor, é possível usar rolos de jade, que são pedras frias que conferem sensação de frescor”, explica Roseli. Outra opção, válida para todos os tipos de massagem, é procurar por profissionais que climatizem o ambiente para deixar o lugar mais prazeroso. “Sais marinhos e gelo seco podem ser ativados com água quente para proporcionar um ar mais fresquinho”, sugere Daiany.

Massagem relaxante 
Para desbloquear os pontos de tensão, tirar o stress do dia a dia e proporcionar o bem-estar de dentro para fora, a massagem relaxante é a melhor opção. “Uma toalha é molhada com chá gelado de camomila e de hortelã e colocada na testa durante todo o processo. Os ingredientes proporcionam efeito relaxante e refrescante”, conta Roseli. “Óleos de alecrim e hortelã, quando absorvidos pela pele, também refrescam. Assim como outros aromas cítricos, como capim limão e laranja”, diz a dermatologista Juliana Piquet, que atende famosos em sua clínica localizada no Leblon, bairro nobre da zona sul do Rio de Janeiro.

Massagem energética 
A massagem considerada energética é aquela que trabalha desbloqueando os pontos de tensão. Ela massageia as linhas do meridiano, relaxa, alivia as dores e melhora a circulação diminuindo o stress e a ansiedade. O tratamento é indicado para as temporadas mais quentes do ano, quando o calor chega a atrapalhar a rotina do dia a dia. “Uma opção é usar um óleo de desbloqueio em spray, com aroma de flores lemurianas, que possui ação refrescante para a pele. O ingrediente é feito a base de ácidos graxos essenciais para ajudar a reter água na pele e manter a hidratação ideal”, explica a cosmetóloga Roseli Siqueira.

Massagem terapêutica
Queridinha entre os mais exóticos, a massagem terapêutica Pindas Sweda é campeã. A técnica indiana utiliza trouxinhas de tecido recheadas de ervas refrescantes, como hortelã, alecrim e gerânio. Elas são mergulhadas em óleo de massagem frio para que os princípios ativos das plantas sejam ativados por meio de manobras de massagem. Para revitalizar a pele e potencializar a sensação revigorante após a massagem, as Pindas -- como são chamadas as trouxinhas de tecido-- são abertas e as ervas contidas em seu interior são espalhadas sobre o corpo para promover uma esfoliação corporal completa. O processo é chamado de Garshana e serve para ativar o sangue, além de favorecer a desintoxicação dos tecidos. Outro benefício é a qualidade da pele através a eliminação das células mortas e promoção da regeneração celular. “Além do óleo usado ser muito refrescante, a esfoliação feita com as ervas hidrata, revigora, purifica e refresca”, explica Marina Amara.