Topo

Mulheres grisalhas largam a tintura e resolvem assumir os fios brancos

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

16/11/2015 12h02

Cabelo branco é um dos grandes fantasmas das mulheres. Apesar de nem sempre representar sinal de envelhecimento, para a maioria o surgimento dos primeiros fios mais claros é um problema. Algumas mulheres, no entanto, resolveram aproveitar o cabelo grisalho ou totalmente branco e incorporaram estilos diferentes.

Muitas cansaram de retocar a tinta de 15 em 15 dias, outras optaram pelo visual influenciadas pela moda. No Brasil, Irene Ravache, Vera Holtz e Rita Lee são as famosas que assumiram os brancos. No cinema, a personagem Miranda Priesley, vivida por Meryl Streep em "O Diabo Veste Prada" ficou conhecida tanto pelas maldades, como pela estilosa cabeleira branca.

Marcos Yamazato, profissional do Lab Duda Molinos conta ao UOL detalhes do processo: "Vamos tirando as tintas anteriores através de reflexos. Normalmente, as pessoas escurecem demais os fios. Para clarear, usamos tonalizante até surgir o cabelo saudável e equilibramos com os fios brancos novos". 

O processo, no entanto, não depende somente da vontade da cliente e, dependendo do comprimento e das tintas já utilizadas, pode durar de um a dois anos. “Uma cliente com cabelo mais curto, por exemplo, demora cerca de um ano para sair a cor anterior”. Marcos relembra que a primeira sessão é a mais difícil: "Nesse momento, a reação é menos positiva, por ser uma grande mudança. Mas ao longo do processo, as clientes se aceitam melhor e as pessoas ao redor também percebem os bons resultados do processo".