Topo

Currículo de beleza: looks naturais são as apostas do ator Cauã Raymond

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

13/01/2016 12h59

Naturalidade e paixão por esportes são os segredos de beleza de um dos maiores galãs brasileiros da atualidade. Ex-modelo, Cauã Raymond viveu personagens muito diferentes na televisão, cada um com uma personalidade e um visual. O UOL procurou especialistas para saber detalhes sobre sua evolução de beleza, do jovial Maumau de "Malhação", em 2002, até o rústico lutador de MMA Juliano, de "A Regra do Jogo", atual novela das oito.

Para Arthur Colonno, especialista em beleza masculina do Studio W Higienópolis, todos os cortes de cabelo favorecem Cauã, mas os comprimentos médios e curtos são os que deixam o ator com o rosto quadrado mais evidente. Exemplo disso é o look atual, o chamado Ceasar Cut (inspirado nos imperadores romanos), que é uma tendência de estilo curto. Nele, o cabelo é cortado entre 2 a 4 centímetros de comprimento, onde naturalmente teremos franja de forma horizontal. Para quem quer copiar, Arthur dá uma dica: "Recomendo cortar com a máquina a cada 20 ou 30 dias para ter um alto padrão de harmonia entre nuca, laterais e frontal", diz.

O estilo fez a cabeça de personalidades como George Clooney, Justin Timberlake e Eminem na década de 1990. "Este estilo causa uma grande mudança, mesmo para os donos dos cabelos cacheados como o Cauã, mostrando uma imagem que transmite força e teimosia. Visual ideal para o papel interpretado pelo seu personagem na novela", diz Arthur.

Pelos do rosto
Sobre a barba, Cauã explora a naturalidade: uma maior quantidade de pelo na região do cavanhaque e maxilar. "Este estilo rústico segue como tendência para 2016 para todos os homens", lembra Arthur. O mais importante é manter a barba bem aparada, valorizando as linhas do seu rosto, e manter o pescoço um pouco mais limpo, fazendo uma manutenção com um profissional a cada 15 dias. E o estilo atual é o que mais favorece o rosto do ator. "É barba com cara de machão. Sem ela, Cauã fica com cara de menino, mesmo já tendo mais de 30 anos."

A sobrancelha também teve uma leve evolução. No começo de carreira, Cauã exibia uma monocelha, que hoje já não existe. No entanto, Arthur alerta que o interessante para os homens é limpar a área, mas nunca desenhar.

Boa forma
O corpo magro e definido de Cauã é fruto do gosto por diferentes atividades físicas. Frequentemente, Cauã é flagrado com prancha na mão e tem pelo surfe uma de suas grandes paixões. Segundo Alessandro Brufato, professor de educação física da Bio Ritmo, a prática deste esporte é indicada para qualquer tipo de pessoa. "A grande vantagem do surfe é trabalhar equilíbrio, força e resistência, e ainda aproveitar o visual para relaxar", diz. Para quem não mora em cidades de praia, existem várias rotinas de musculação que simulam os movimentos do surfe.

Jiu-jitsu, arte marcial na qual Cauã é faixa preta, também é ideal para melhora a resistência física e cardiovascular e emagrecimento. Além de reduzir o estresse. Não existe frequência ideal para esse exercício: "Quanto mais, melhor", afirma Alessandro.