Beleza

Água de coco hidrata o cabelo ressecado, mas não exclui cuidados no salão

Getty Images
Imagem: Getty Images

Danielle Cerati

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Além de saudável, a água de coco é uma poderosa aliada da beleza do cabelo. Os quimicamente tratados são candidatos ideais para receber borrifadas desse líquido conhecido por suas propriedades hidratantes. Diminuir o volume e o frizz, aumentar a maleabilidade, melhorar a textura e tratar os danos provocados pelo uso de chapinha e secador estão na lista das vantagens.

"A água de coco possui uma elevada concentração de potássio e magnésio, além de conter diversos minerais essenciais como zinco e fósforo. São ingredientes que equilibram a barreira natural de defesa do couro cabeludo e da cutícula capilar, mantendo a hidratação natural do cabelo. O soro ainda inclui açúcares, aminoácidos essenciais, polissacarídeos hidratantes, que alimentam o cabelo e resgatam seu equilíbrio hídrico", explica Sônia Corazza, cosmetóloga e engenheira química, de São Paulo.

Junior Lago/UOL
Imagem: Junior Lago/UOL
Tal potencial revitalizador é bastante conhecido no meio artístico. Famosas como Gisele Bündchen e Carolina Dieckmann são algumas das adeptas do tratamento. "Quanto mais ressecados, mais rápida é a percepção de resultados. Um cabelo descolorido tem uma mudança imediata", comenta Sônia.

Na prática
Uma das maneiras de utilizar a água é diretamente nos fios, de preferência entre o xampu e o condicionador. "Após lavar o cabelo com xampu, retire um pouco do excesso de água e, com a ajuda de um borrifador, aplique a água de coco em todo o comprimento dos fios, deixando-a agir de 10 a 20 minutos", ensina a dermatologista Giovana Moraes, de São Paulo.

Outra opção é congelar a água de coco e aplicar o produto como uma máscara antes do xampu e do condicionador. É possível, ainda, finalizar o último enxágue com a água de coco e aplicar um leave-in na sequência. Massagear também poderá auxiliar na permeabilidade, além de ativar a circulação. Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

No verão
Se você está em férias na praia ou curtindo o sol à beira da piscina, valer-se da água de coco pode ser uma saída estratégica até você retomar a rotina habitual. "Ela pode ser usada com um spray, já que a água do mar e o cloro tendem a alterar o pH dos fios, deixando-os sensibilizados", indica Thais Pepe, dermatologista de São Paulo.

Natural ou de caixinha?
A água de coco encontrada na fruta é mais potente se comparada à versão industrializada. "A água natural fresca, sem conservantes, não passou pelo processo de pasteurização e, assim, preserva a sua composição original", afirma Roseli Siqueira, esteticista de São Paulo.

Frequencia de uso

João Miguel Júnior/TV Globo
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo
Não há um consenso entre os especialistas consultados sobre a periodicidade ideal para aproveitar todo o potencial hidratante. Para Thais Pepe, o recomendado é usar a cada 15 dias. Já Joana D’Arc Diniz, diretora da Sociedade do Estudo de Cabelo, no Rio de Janeiro, a solução pode ser utilizada três vezes na semana, após a lavagem do cabelo com xampu. Por outro lado, a dermatologista Giovana Moraes indica o uso semanal, uma vez que a aplicação constante é capaz de deixar os fios pesados.

Ajuda, mas não resolve
Ainda que altamente nutritiva, a água de coco não possui todos os ativos necessários para manter a saúde do cabelo. "Qualquer receitinha caseira não tem o mesmo poder de ação que um tratamento feito em salão", alerta Tereza Paiva, cabeleireira do Studio W do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. De acordo com a profissional, todos os tipos de fios se beneficiam com a água de coco, porém, no caso dos muito ressecados, a ação é superficial. "A hidratação obtida é momentânea, já que não se trata de um procedimento que atua no córtex do fio", aponta.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
do UOL
Beleza
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
BBC
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Beleza
Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo