Topo

5 receitas de sucos detox para cuidar da beleza após o Carnaval

Suco de melão é uma ótima escolha para o detox nos dias quentes - Catarina Arimatéia/UOL
Suco de melão é uma ótima escolha para o detox nos dias quentes Imagem: Catarina Arimatéia/UOL

Catarina Arimatéia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/02/2016 07h00

Para combater os abusos dos dias de folia, que quase sempre envolvem um consumo maior de álcool e petiscos nem um pouco saudáveis, uma ótima ideia é recorrer aos poderosos sucos detox, que ajudam a hidratar o organismo, a eliminar as toxinas e até a recuperar o fígado. Há aqueles que também ajudam a perder aquelas calorias extras que ganhamos com as frituras e os doces, e outros que têm função antioxidante, ou seja, são ótimos aliados para proteger as células do envelhecimento precoce. 

O resultado de tudo isso? Pele mais bonita, corpo sem inchaços, funções digestivas funcionando corretamente e maior bem-estar, características indispensáveis para manter a beleza em dia. O UOL pesquisou com especialistas cinco receitas para você se recuperar rapidamente das delícias do Carnaval. 
 

SUCO DE MELÃO (Thatyana Freitas, nutricionista)
O melão conta com uma grande capacidade de hidratar o organismo, pois é composto por cerca de 80% de água. Também contém fibras, que ajudam a desinchar e a desintoxicar o organismo. O ideal é não coá-lo, para aproveitar melhor suas propriedades. Ótima fonte de vitamina C, o limão atua na imunidade e ainda tem poder antioxidante e termogênico, assim como o gengibre.
Ingredientes
2 fatias de melão (com sementes)
Suco de meio limão
4 fatias de gengibre (cada fatia do tamanho de uma moeda de 1 real)
2 ou3 unidades de uvas passas (para substituir o açúcar)
1/2 copo de água gelada (100ml)
Como fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.
 

SUCO VERMELHO (Paula Cavalini, nutricionista)
Nada melhor do que a água de coco para repor minerais e ajudar na eliminação de toxinas, já que funciona como isotônico natural. O abacaxi, com seu grande poder diurético, é ótimo para fazer uma "faxina" no organismo, além de auxiliar a digestão. O mirtilo é muito rico em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. A amora entra como regulador intestinal, além de ter função antioxidante, assim como a framboesa.
Ingredientes
150 ml de agua de coco
4 amoras
10 mirtilos
2 framboesas
½ fatia de abacaxi
Como fazer
Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida.

 
SUCHÁ (Keep Light, que desenvolve programas alimentares personalizados)
Rico em antioxidantes, vitamina C e cálcio, possui propriedade diurética, diminuindo a retenção de líquidos. Também é fonte de fibras e termogênico, o que acelera a queima da gordura corporal. Perfeito para quem exagerou na bebida e nos petiscos durante os dias de folia. Para fazê-lo, é necessário ter medidores e balança de alimentos na cozinha.
Ingredientes
190 ml de água filtrada
3g de hortelã
1g de talo de salsinha
20 ml de suco de limão
3g de gengibre
3g de açúcar de coco
40 g de maçã com casca
12 g de couve manteiga
Como fazer
Ferva a água e desligue o fogo. Adicione as folhas de hortelã e o talo de salsinha. Mexa suavemente, com o auxílio de uma espátula, e tampe imediatamente. Deixe descansar por 10 minutos. Depois disso, bata o chá com os demais ingredientes no liquidificador. Para enfeitar, coloque uma rodela de limão ou laranja na borda do copo.
 
SUCO ANTI-INCHAÇO (JuiceMe, empresa de sucos prensados a frio)
Com seu alto poder diurético, o pepino é um bom aliado para quem luta contra a retenção de líquidos, sinônimo de inchaços. O espinafre, por sua vez, é extremamente nutritivo, contendo vitaminas e sais minerais. O ferro, por exemplo, ajuda a eliminar o cansaço. E a maçã é benéfica ao organismo já a partir da casca, rica em fibras. A fruta também tem capacidade antioxidante, ajudando a proteger as células do organismo.
Ingredientes
1 maçã pequena com casca
2 unidades médias de pepino sem semente
1 xícara de  espinafre
2 ramos de salsa
200 ml de água filtrada ou de água de coco
Como fazer
Faça a higienização dos ingredientes. Corte a maçã e coloque os pedaços no liquidificador. Acrescente os demais ingredientes – de preferência, orgânicos – e bata. Sirva em seguida. 
 
SUCO VERDE (Pâmela Miguel, nutricionista)
Queridinha dos sucos detox, a couve é um poderoso desintoxicante, portanto importante para o organismo eliminar as toxinas. A erva dente de leão auxilia na saúde do fígado, um dos maiores prejudicados quando há uma grande quantidade de ingestão de álcool. Unindo a couve e a erva dente de leão a ingredientes diuréticos e antioxidantes, o resultado é um poderoso suco pós-Carnaval.
Ingredientes
2 folhas de couve (de preferência orgânica)
100 ml de água de coco
2 rodelas finas de abacaxi (de preferência orgânico)
1\2 cenoura (de preferência orgânica)
1\2 pepino (de preferência orgânico)
1 pedaço pequeno de gengibre
1 colher de chá de hortelã fresca (de preferência orgânica)
50 ml de chá de dente de leão
Como preparar
Para fazer o chá de dente de leão, aqueça 100 ml de água. Em uma xícara, coloque 1 colher desse chá, despeje a água quente sobre a erva e abafe por 5 minutos. Deixe esfriar. Coloque o chá e todos os ingredientes em uma centrífuga ou no liquidificador e bata. Sirva sem coar.