Topo

Preguiça de ir ao barbeiro? Saiba como manter o desenho da barba em casa

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

16/02/2016 07h00

Para quem gosta da barba mais tradicional, a maior questão é manter o desenho e os fios no lugar. O barbeiro Alex Peres, do Retro Hair (SP), dá dicas para quem quer deixar a barba curta em dia sem precisar correr para o barbeiro.

Truques-chave
Para quem quer ficar de cara limpa ou para aqueles que desejam só manter o desenho da barba e aparar o volume dos pelos, as dicas são as mesmas: barbear sempre na mesma direção do crescimento do fio, esfoliar a área a ser raspada, utilizar uma lâmina ou uma navalha e hidratar ao fim do processo.

Desenho varia com o tipo de rosto
Alex alerta que utilizar a linha do maxilar para limpar a área abaixo do queixo nem sempre funciona. O ideal é conhecer o desenho que mais favorece seu rosto com o barbeiro e manter em casa.

Creme de barbear
Além de amolecer os fios, o creme de barbear na versão transparente é um aliado para visualizar a direção dos fios e passar o barbeador sem risco de provocar alergia.

Nada de óleo
O óleo não deve ser utilizado em barbas desse comprimento (só nas maiores). O contato deste tipo de produto com a pele pode criar espinhas e tornar a pele mais oleosa.