Topo

Meditação e alimentação orgânica são a fonte da juventude de Bruna Lombardi

"Felicidade é um excelente cosmético", diz Bruna Lombardi - Reprodução/FacebookOficial
"Felicidade é um excelente cosmético", diz Bruna Lombardi Imagem: Reprodução/FacebookOficial

Juliana Faddul

Colaboração para o UOL, de São Paulo

12/04/2016 07h00

Quando Bruna Lombardi aparece somente de lingerie preta em frente a Eduardo Moscovis no filme ‘Amor em Sampa’ (2016), fica difícil de acreditar que as pernas tonificadas são ‘apenas’ fruto de yoga, malhação e alimentação natureba –e não de algum um pacto com o diabo. Extroversão em aparecer seminua na grande tela? Também não. “Se o diretor é bom, independentemente se você está transando ou não com ele, você fica serena”, elogia o marido e diretor do filme, Carlos Alberto Riccelli. Se o tempo para umas pode correr rápido, para Bruna ele caminha devagar, quase enrolando num compasso bastante lento.

A voz sensual sem cair no caricato e tranquila sem cair na lentidão não nega ter feitos procedimentos estéticos, muito menos manter uma rígida disciplina alimentar e de exercícios. Só que o real segredo da fonte de juventude da atriz está além do exterior do ser humano: o equilíbrio.

“Sou uma pessoa que não tem julgamentos contra nada, acho que cada um acha seu caminho. O que acredito é que o caminho do excesso te leva a um lugar ruim para você mesmo”, filosofa. E reconhece também que a realidade exterior difere bastante da calmaria pregada na teoria. “A gente vive em um mundo muito caótico, onde é muito difícil manter paz de espírito. É fácil você estar bem meditando em cima de uma montanha no Tibet, difícil é manter o equilíbrio no centro de São Paulo com milhares de coisas acontecendo, trânsito, buzina”, fala.  

A ioga foi uma excelente balança para manter o equilíbrio, segundo ela. “Fico muito feliz que está na moda. Faço desde os meus 20 anos [Bruna está com 63] e isso me ajuda a manter a minha energia. Na rua, no trabalho, sempre temos contato com pessoas que vibram diferente da gente e isso nos afeta muito”, afirma.

A alimentação saudável, principalmente a comida orgânica, também é uma excelente aliada. “As empresas não fazem mais o que elas querem, a população não está passiva. As companhias têm uma responsabilidade social e isso interfere em tudo: na economia, na alimentação, energeticamente”, fala.

Sua dieta consiste em bastante frutas e verduras (plantadas e colhidas na própria horta e muita água. Já a regra entre os cosméticos é rígida: não podem ser testados em animais. 

Adepta da vida saudável e do autoconhecimento, recentemente Bruna lançou um livro com moldes de autoajuda (‘Jogo da Felicidade’, editora Sextante) e está para lançar um portal, a Rede da Felicidade. Com tanta plenitude ao redor, impossível escapar da pergunta: Bruna, você é feliz? “Diariamente. Todos os dias precisamos encontrar algo que nos deixe feliz. E vou te falar uma coisa: felicidade é um excelente cosmético.”