Topo

6 coisas que você precisa saber antes de fazer preenchimento labial

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

13/05/2016 07h00

Entre as cirurgias plásticas que agitam o mundo dos famosos, o preenchimento labial é um dos mais polêmicos. Os resultados --nem sempre positivos-- são alvos de comentários no primeiro flash. Muito antes da cantora Anitta e a polêmica em torno de sua boca, outras celebridades se arriscaram nesse procedimento, que faz sucesso nas clínicas do Brasil e do mundo. O UOL procurou dermatologistas e cirurgiões plásticos para tirar as dúvidas sobre essa técnica.

Entre as brasileiras, Anitta e Karina Bacchi mostram lábios bem carnudos - Agnews/Reprodução Instagram - Agnews/Reprodução Instagram
Entre as brasileiras, Anitta e Karina Bacchi mostram lábios bem carnudos
Imagem: Agnews/Reprodução Instagram

Para quem é indicado o preenchimento labial?
A dermatologista Carla Albuquerque aponta que o procedimento é indicado para quem tem lábios finos ou desproporcionais (lábio superior bem mais fino que o inferior, por exemplo), perda do contorno ou do volume labial (causadas pelo processo de envelhecimento) e, ainda, linhas formadas em volta dos lábios. A cirurgiã plástica Bianca Ohana lembra que é importante respeitar as características individuais de cada um e que o procedimento deve ser feito em maiores de idade.

Há contraindicações?
A dermatologista Thais Pepe lembra que a avaliação profissional antes de realizar o preenchimento é indispensável para detectar se o paciente está apto a passar pelo procedimento. De um modo geral, os especialistas apontam que o procedimento não deve ser feito em pacientes com doenças autoimunes, casos de lesões no lábio ou em cavidade oral, herpes ativo de lábios, gestantes ou em pessoas alérgicas ao ácido hialurônico.

Nicole Kidman, Meg Ryan e Courtney Love provam que o preenchimento nem sempre dá certo - Getty Images - Getty Images
Nicole Kidman, Meg Ryan e Courtney Love provam que o preenchimento nem sempre dá certo
Imagem: Getty Images

Como é feito o preenchimento?
Carla Albuquerque explica que a injeção de ácido hialurônico, além de preencher os lábios e as linhas para quem já apresenta algumas ruguinhas (“código de barras”), também vai atrair moléculas de água e induzir a formação do próprio colágeno da paciente, o que melhora a hidratação e a sustentação da pele.

Após a aplicação de creme anestésico, é realizado o preenchimento de acordo com a necessidade de cada caso: sob rugas em volta dos lábios, no contorno dos lábios, na parte vermelha (superior e inferior) para os pacientes que precisam de volume e até por dentro da boca para projetar o lábio. A quantidade e a forma de aplicar sempre são individualizadas e customizadas, podendo variar bastante de pessoa para pessoa.

Como é a recuperação do procedimento?
O procedimento não chega a ser considerado uma cirurgia pois é realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação hospitalar. O paciente pode retomar as suas atividades no mesmo dia. Os lábios podem ficar inchados até 48 horas após a realização do procedimento, e em poucos dias os resultados efetivos já são aparentes.

O preenchimento também chegou aos lábios das irmãs Kylie Jenner e Kim Kardashian - Getty Images - Getty Images
O preenchimento também chegou aos lábios das irmãs Kylie Jenner e Kim Kardashian
Imagem: Getty Images

O procedimento deve ser repetido de tempos em tempos?
Entre os especialistas, a previsão de efeito do preenchimento é de 6 a 12 meses.

Há alguma alternativa que ofereça os mesmos efeitos ao preenchimento?
Para Bianca Ohana, o preenchimento com gordura corporal é uma opção, mas requer ambiente hospitalar. Para esse tipo de procedimento, é necessário retirar a gordura de outra região com uma lipoaspiração.