Beleza

Brasileiras ainda se sentem pressionadas por padrões de beleza, diz estudo

Getty Images
A maioria das mulheres brasileiras não se vê retratada nas campanhas publicitárias Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/06/2016 15h56

A mulher brasileira ainda sente sua beleza pouco representada pela mídia e acredita que os ideais expostos pelas campanhas publicitárias são simplesmente impossíveis de alcançar. Esses e outros dados são revelados pelo estudo “Há uma Beleza Nada Convencional”, feito pela marca Dove e conduzido pela Edelman Intelligence em conjunto com Dra. Joana Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC-Rio e professora da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro.

A análise no Brasil foi parte de um estudo global, conduzido por um período de quatro semanas. A Edelman Intelligence entrevistou 4 mil mulheres, dos 18 aos 64 anos, e 2.800 jovens, dos 10 aos 17 anos, de sete países: Índia, EUA, Reino Unido, Brasil, China, Japão e Turquia.

Estes países foram selecionados para representar adequadamente a diversidade de mulheres e jovens em termos de cultura, crenças, pressão social e desenvolvimento econômico, assim como sustentar de forma justa a diversidade de culturas e tradição sobre a beleza. A amostra leva em conta a população de mulheres e jovens em cada país, em termos de idade, região e nível social. 

No Brasil, os dados mostram que 76% das mulheres e 67% das jovens entrevistadas acreditam que a mídia e a publicidade definem um padrão impossível e 82% revelam que gostariam que fossem retratados diferentes tipos físicos nas campanhas, bem como pluralidade de faixas etárias e de etnias. 66% das brasileiras que integraram a pesquisa acreditam que, na sociedade atual, é fundamental cumprir com certas normas de beleza.

O mundo do trabalho também se revela um dos cenários mais críticos para a autoestima feminina. 63% das mulheres e 57% das garotas brasileiras entrevistadas acreditam que para serem bem-sucedidas na vida elas precisam ter certo tipo de aparência e sete em cada dez mulheres e garotas acreditam que as mais bonitas têm mais oportunidades.

Além disso, 71% das mulheres se sentem pressionadas a ser perfeitas e boas em tudo que fazem e oito em cada dez mulheres evitaram um compromisso social porque não se sentiam bem com seu próprio corpo.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Mulher - Beleza
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Beleza
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Beleza
Beleza
Beleza
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo